Home > Notícias

Apenas uma em cada cinco empresas opta por webmail para cortar custos

E-mail tradicional custa quase o triplo em comparação com Gmail, mas só 19% das empresas consideram migração para online.

Redação da CIO / EUA

08/01/2009 às 11h06

Foto:

Para empresas com até 15 mil funcionários, serviços de webmail custam muito menos do que sistemas tradicionais de e-mail instalados nas máquinas. Mesmo assim, a maioria das empresas não irá migrar para e-mails online nos próximos anos, afirma a Forrester Research.

A Forrester estima que, para um funcionário de TI, um e-mail custa 25,18 dólares mensalmente - incluindo hardware e outros custos. Já uma empresa que usa o Gmail do Google, por exemplo, o custo é de 8,47 dólares por mês. O Microsoft Exchange Online, por sua vez, sai por 20,32 dólares a mensalidade por usuário.

Para o analista Ted Schadler, muitas empresas subestimam o custo de sistemas de e-mail, que inclui arquivo, armazenamento, manutenção e outros custos, já inclusos no valor de um e-mail online. “O mercado para e-mails baseados em cloud computing continuará crescendo”, prevê.

Mesmo assim, por enquanto, 56% das empresas planejam continuar usando seus sistemas tradicionais de e-mail, enquanto apenas 19% afirmam que planejam migrar para e-mails online.

Além disso, cerca de 42% das companhias afirmam que haverá uma “evolução ou mudança”, porque o custo de e-mails é muito caro. Outros 31% mudariam apenas em caso de mudança de produtos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail