Home > Notícias

Aplicativo brasileiro para iPhone sai em setembro

Gol Mobile, do Rio de Janeiro, já desenvolve software para usuário final e corporativo e tem meta de lançar quatro programas até o fim do ano.

Redação da Macworld Brasil

28/08/2008 às 11h21

Foto:

A Gol Mobile, empresa do Rio de Janeiro, pretende lançar seu primeiro aplicativo para iPhone e iPod touch em 15 de setembro. A companhia conseguiu duas certificações oficiais da Apple (via matriz nos Estados Unidos) para desenvolver e criar programas que podem ser vendidos na App Store e outra para o mercado corporativo.

Alex Pinheiro, sócio-fundador da Gol Mobile, ainda faz segredo sobre o tema do primeiro programa da empresa. "Enxergamos o iPhone como uma plataforma computacional, e criamos dois núcleos de desenvolvimento para ele aqui. Um é para criar produtos para a App Store, com o primeiro lançamento previsto para 15 de setembro, e outro voltado ao mercado corporativo", afirma o executivo.

Não é por acaso que a Gol Mobile entrou no mercado de desenvolvimento para iPhone. Seus fundadores também criaram aplicativos para a plataforma Brew, da Qualcomm, em outra empresa, a Wiz Technologies. Pinheiro vê com otimismo o mercado brasileiro de criação de software para dispositivos móveis. "O país tem um papel importante no desenvolvimento de software para iPhone, e as políticas mais diretas usadas pela Apple vão atrair mais gente", diz.

A Apple fica com 30% da receita das vendas de um aplicativo na App Store, e o criador com 70%. "A Apple acaba atuando como uma operadora diferenciada, com políticas distintas. Um software para celular convencional quase sempre fica com divisão 50%-50% de receita com a operadora", explica.

O iPhone 3G vai ser lançado em setembro pela operadora Claro. Vivo e Tim também prometem vender o aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail