Home > Notícias

Aplicativo de tradução de voz para iPhone pode ajudar em viagens

App Tradutor de Voz (US$1) tem suporte para cerca de 25 idiomas. Em testes de português para inglês, app se saiu bem com frases comuns entre turistas.

Da Redação

20/09/2012 às 12h08

Foto:

Um novo aplicativo para iPhone tem feito sucesso na App Store ao oferecer tradução de texto e voz de forma simples.

Custando um dólar (dois reais), o app Tradutor de Voz possui suporte para cerca de 25 idiomas, incluindo o nosso português do Brasil.

O funcionamento é simples: ao abrir o app, basta tocar no ícone do idioma original (à esquerda) e então falar a frase que deseja traduzir. Antes disso, porém, é preciso selecionar os idiomas desejados original e de tradução nas Configurações (ícone de ferramenta no cantor superior direito).

Em testes da Macworld Brasil, o aplicativo se saiu bem com frases comuns em viagens, como “Qual o restaurante mais próximo?”, “Onde posso trocar dinheiro?”, e “Qual o melhor bar da região?”. De um total de 10 frases “turísticas” (portugês para inglês), o Tradutor acertou 9. O único erro mais grave foi não entender táxi, fazendo com que a frase ficasse “Onde consigo pegar um toxic perto?”, mesmo ao repetir as palavras de forma pausada, alta e próxima ao smartphone. Esses, aliás, são requisitos mais do que necessários para que o software consiga entender e traduzir corretamente o que está sendo falado.

tradutordevozios01.jpg

Vale notar que, mesmo acertando, geralmente o app adota um tom mais formal e comum nos dicionários. Também é comum notar erros menores na tradução, o que pode atrapalhar a compreensão.

O aplicativo “pesa” cerca de 40MB e exige o iOS 4.0 ou versão mais recente para rodar no iPhone, iPad ou iPod Touch.

Link para download

Tradutor de Voz

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail