Home > Notícias

Aplicativo do Google Maps agora exibe o interior de estabelecimentos

Recurso é útil na hora de encontrar o portão de embarque em um aeroporto ou o elevador em um shopping, e por enquanto só está disponível em smartphones Android.

IDG News Service

29/11/2011 às 19h52

Foto:

Perdido no shopping? Confuso no aeroporto? Não consegue encontrar o banheiro do restaurante? O novo Google Maps para Android promete ajudá-lo nessas horas.

A última versão do programa, liberada nesta terça-feira (29/11), exibe detalhes dos pisos de grandes estabelecimentos. Trata-se de um início modesto para a Google, que pretende um dia dispor de uma coleção de mapas internos de edifícios públicos, como hotéis, museus e bibliotecas. A ideia é que o recurso chegue às principais cidades do mundo.

O Google Maps 6.0 exibe também a posição do usuário, representado por um ponto azul, e a atualiza conforme ele vai andando.

Será possível localizar facilmente elevadores de hospitais, caixas eletrônicos de shoppings, portões de aeroportos, entre outras coisas. Nessa primeira etapa, a Google trabalhou junto com os donos de estabelecimentos para adicioná-los ao banco de dados. Em breve, porém, lançará uma ferramenta para que os próprios incluam informações e as enviem para a empresa.

Os arquivos, segundo o diretor de produtos Steve Lee, poderão ser enviados em qualquer formato, de desenhos computadorizados a simples fotografias do local – a Google se responsabilizará por organizá-los. Naturalmente, quanto mais detalhado, melhor.

Leia mais: Google Maps começa a exibir o interior de lojas

Nos testes a companhia não enfrentou problemas, como queda de sinal no interior dos edifícios. De qualquer forma, há uma opção para armazenar o mapa na memória interna do dispositivo, de modo que o recurso funcione mesmo que a conexão à Internet caia.

O Google Maps 6.0, por enquanto, funciona apenas em dispositivos com Android, a partir da versão 2.1. O número de estabelecimentos adicionados ao programa ainda é pequeno e se restringe a cidades norte-americanas e japonesas. Não há previsão de quando locais brasileiros chegarão ao programa. Como é comum à Google, versões para iPhone e BlackBerry deverão ser lançados em breve.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail