Home > Dicas

Aplicativo economiza bateria ao colocar seu Mac para hibernar

Software DeepSleep é fácil de usar e realiza muito bem sua única funcionalidade. App coloca Mac no modo Hibernação em vez do tradicional Sleep.

Macworld / EUA

31/08/2012 às 17h14

Foto:

Meu MacBook Pro acaba de completar três anos e apesar de continuar firme e forte, tenho tomado alguns cuidados para ter certeza de que ele continua funciando em sua melhor forma. Uma coisa que tenho tentado melhorar é sua duração de bateria, e o aplicativo DeepSleep (R$10) tem me ajudado muito com isso. Esse software faz apenas uma coisa – colocar meu Mac no modo Hibernação (Hibernation) em vez do padrão modo Dormir (Sleep) – mas faz isso muito bem.

Normalmente, quando termino de usar meu Mac, apenas fecho a tela para colocar ele no modo Sleep, que convientemente deixa todos os meus aplicativos abertos rodando. Quando a tela é aberta de novo, o MacBook acorda rapidamente e é possível continuar de onde havia parado. Apesar de não haver nada de errado em fazer isso com o computador (na verdade, muitos usuários fazem isso), a bateria do notebook continua sendo usada nesse modo se a máquina não estiver conectada a uma fonte de energia.

Mas o OS X também supoerta um modo especial de Hibernação. Quando está nesse modo, seu MacBook não usa nenhuma energia enquanto fica adormecido, e seus aplicativo e arquivos abertos continuam lá quando você “acorda” seu notebook. Como? Quando você coloca seu computador para dormir no modo Hibernação, o sistema OS X escreve os conteúdos da RAM da máquina no drive interno. Como a RAM não precisa reter esses dados durante a “soneca”, não precisa também usar energia. Quando você acorda o computador, o OS X copia os dados do seu drive de volta para a RAM. O ponto negativo do modo Hibernação é que ele leva mais tempo para o computador dormir e depois acordar porque os conteúdos da RAM precisam ser escritos e então lidos no seu drive.

deepsleepmac02

Você pode usar comandos no Terminal para forçar seu Mac ao modo Hibernação em vez do tradicional modo Sleep, mas então você fica preso com esse modo sempre que for colocar seu Mac para dormir. Se você vai apenas tomar um café, por exemplo, os processos mais lentos de dormir e acordar podem ser um incômodo – você provavelmente vai querer o modo Hibernação apenas quando for deixar o Mac por períodos mais longos. Com o DeepSleep instalado, você pode usar o modo Hibernação sob demanda: apenas abra o aplicativo (ou use seu widget para a Dashboard) sempre que quiser colocar seu Mac no modo Hibernação. Uma notificação pop-up pergunta se você quer continuar; presumindo que sim, você clica em Hibernar.  Para acordar o MacBook, apenas abra o notebook e aperte o botão Power. Como falado acima, leva um tempinho maior para acordar seu computador do que no modo Sleep padrão, mas você ainda encontrará sua máquina do mesmo modo que foi deixada.

(Você pode conseguir um resultado parecido – e economia de energia similar – ao usar o recurso Resumir o Sistema ao Reiniciar/System Resume on Restart do OS X e fechar seu Mac quando não estiver usando-o, mas esse processo é consideravelmente mais lento. Sempre que quiser usar seu Mac, deve ligá-lo, esperar a inicialização ser completa, e então aguardar que o recurso Resumir... citado acima reabra todos os seus aplicativos.)

Vale notar que o DeepSleep não vale apenas os usuários de MacBook: quem tem um Mac desktop também pode usar o utilitário para diminuir as contar de luz, uma vez que seu computador não precisará usar tanta energia ao hibernar do que utiliza para dormir.

O DeepSleep provavelmente não vai te maravilhar, mas essa ferramenta direta fornece uma excelente maneira para economizar energia entre usuários.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail