Home > Notícias

Aplicativo facilita o uso do iPhone por deficientes visuais

Special Phone permite que o usuário apenas balance o aparelho para fazer uma ligação

Dan Moren

07/04/2009 às 12h27

Foto:

Discar em um telefone que não possui botões salientes é uma tarefa complicada para deficientes visuais.  Para resolver esse problema, o desenvolvedor Muhieddine El Kaissi criou o Special Phone, aplicativo para o iPhone que facilita essa atividade. A ferramenta permite que os usuários com necessidades especiais não tenham que tocar na tela para fazer uma ligação.

Com o uso do acelerômetro, o software permite que a pessoa apenas sacuda o aparelho para fazer uma ligação.  Para isso, porém, é preciso configurar os contatos (até seis), que serão associados a um número de “sacudidas”. Uma vez pode ser para ligar para casa, duas para falar com o trabalho e assim por diante.

O aparelho aguarda dois segundos após o último movimento para depois fazer a ligação, para evitar chamadas erradas. Nesse sentido, também é possível gravar a voz do usuário para que o nome do contato seja pronunciado pelo aparelho na hora da ligação.

Mas na hora da configuração inicial, os deficientes visuais continuam precisando de ajuda, pois nessa etapa é preciso tocar na tela... O programa custa US$ 3 e é compatível com o iPhone 2.2 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail