Home > Dicas

Aplicativo gratuito permite criar GIFs divertidos com iPhone

Com controles fáceis, Cinemagram possibilita selecionar trechos diferentes de clipe para animar na imagem. App exagera ao tentar ser "muito social".

Macworld / EUA

07/08/2012 às 20h11

Foto:

O Cinemagram responde uma pergunta frequente entre muitos jovens hoje em dia: como criar GIFs divertidos de gatos como um profissional? No entanto, esse aplicativo iOS gratuito possui muito mais charme do que apenas criar vídeos de felinos. Ele te permite capturar um pouco de movimento em uma fatia de tempo. Seu recurso-chave? Selecionar apenas a região que você quer animada, em vez de converter o vídeo todo. O Cinemagram também é um aplicativo altamente social, apesar de você poder escolher exatamente o quanto quer compartilhar.

GIFs animados remetem aos dias inicias da web, e vários programas de edição de imagens para desktop sempre permitiram a criação deles com variados graus de dificuldade. O formato fez uma volta atualmente como uma espécie de maneira irônica e lo-fi para ilustrar uma afirmação. Mas GIFs animados também podem ser usados para criar um tipo embutido de foto de vídeo sem ter de recorrer ao Flash, HTML5, ou outros métodos. Quase qualquer aparelho que pode exibir um GIF consegue mostrar sua forma animada, incluindo celulares mais simples e tablets.

Criar um GIF animado no Cinemagram exige quatro passos após você tocar no botão Capturar. Primeiro, filme um vídeo ou selecione um clipe já armazenado no seu Rolo de Câmera. Os vídeos precisam ser imagens estáticas com elementos em movimento dentro delas para funcionar melhor. Se for usar um vídeo gravado anteriormente, o aplicativo te pergunta se o vídeo foi feito usando um tripé, e aplica algumas correções para tremores se não tiver sido gravado dessa forma. Só é possível escolher entre 2 e 3 segundos do vídeo, e uma barra de seleção no topo permite passear pelo vídeo e visualizar o preview de uma determinada seção.

Em seguida, você pinta/seleciona a máscara da área que quer mostrar movimento. Se houver mais de uma ação ocorrendo separadamente no clipe, é possível selecioná-las de forma seletiva. Isso cria um efeito interessante em que o GIF resultante pode ficar parecendo uma foto still com um trecho magicamente em movimento no estilo das imagens do universo de “Harry Potter”.

cinemagram01.png

Esse estágio tem algo que inicialmente parece ser um bug: essa seleção da área sempre é feita no modo retrato de visualização (vertical) mesmo quando o vídeo tiver sido filmado na orientação paisagem (horizontal). Os desenvolvedores do aplicativo claramente querem te dar mais área para editar sem ficar dando zoom e fazendo movimento de pinça no vídeo. Mas não é explicado, por meio de texto ou indicações gráficas, que o vídeo final terá a orientação correta.

Feita essa seleção, o aplicativo processa o vídeo, e então oferece efeitos de cor, no estilo que Instagram e Hipstamatic oferecem para fotografias. Toque em Próximo novamente, e o Preview mostra a imagem final. Não é inteiramente óbvio que você possa voltar atrás ao tocar na parte superior esquerda de cada passo. Uma opção final antes tocar em Pronto te permite escolher se quer rodar a animação para frente ou para trás.

E parece que o Cinemagram quer o tipo de “mojo” viral que levou o Instagram ao uso massivo (e aos braços do Facebook), porque tocar em Pronto não finaliza o processo. Em vez disso, aparece uma tela Compartilhar, que possui seu próprio botão Pronto. O aplicativo permite mostrar seu trabalho no Facebook, Twitter e Tumblr de forma fácil. É possível desabilitar o padrão do app que compartilha automaticamente e de forma pública as suas criações. Além disso, é possível nomear e etiquetar uma animação com tags antes de postá-la. O software adicionar automaticamente uma tag de geolocalização (o nome da cidade), que você pode remover.

cinemagram02.png

O que não imediatamente claro é que, após compartilhar uma criação na janela Compartilhar, é possível fazer isso mais tarde por meio da visualização Você. Nesse modo, o botão “...” traz uma lista de opções, incluindo as três redes sociais já citadas, mas também e-mail, SMS, e iMessage, assim como copiar um link para o item se ele foi enviado ao Cinemagram.

Com botões devotados a Popular e Amigos na janela principal, parece que a desenvolvedora Factyle está querendo tornar o aplicativo o mais viral possível, algumas vezes de forma exagerada.

Criar a animação é muito mais divertido do que visualizar as que foram criadas por outras pessoas aleatória. O Cinemagram pode estar tentando demais ser social e viral, quando sua utilidade básica é charmosa o suficiente por conta própria.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail