Home > Notícias

Aplicativo para celulares Nokia facilita busca por empregos

Desenvolvido para mercados emergentes, Listings também ajuda na venda de produtos e funcionaria mesmo em celulares de baixo custo

IDG News Service

05/08/2010 às 14h43

Foto:

A Nokia iniciou os testes de um novo serviço chamado Listings, cuja proposta é oferecer um espaço digital onde habitantes de mercados emergentes poderão procurar por trabalho ou vender e comprar mercadorias a partir dos celulares da empresa.

Atualmente, mais de 60% das contratações e das transações são feitas via boca-a-boca ou com a ajuda de um intermediário que cobra comissão sobre o resultado. A Nokia, em seu blog, diz que pretende facilitar esse processo, permitindo a seus clientes que utilizem seus dispositivos móveis para a tarefa.

O Listings terá três categorias principais: vender e comprar, empregos, e serviços locais. Este último será para, por exemplo, o dono de uma oficina de carros publicar anúncios de seu estabelecimento. A ferramenta também contará com recursos de geo-localização, a fim de exibir serviços e empregos próximos aos locais de onde ela é acessada.

O aplicativo funcionará em todos os aparelhos da Nokia que suportem códigos Java, mas terá melhor desempenho na linha Series 40. O objetivo é fazer com que o Listings rode até nos dispositivos mais básicos que, caso não tenham GPRS (Serviço de Rádio de Pacote Geral), possam se conectar por mensagens de texto.

Por enquanto, a versão beta do serviço só está ao alcance de um grupo de usuários da Índia. Em comunicado, a empresa explica que o próximo passo é estendê-lo para todo o país e não há previsão de quando  ele estará disponível para outras regiões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail