Home > Dicas

Aplicativo permite fazer downloads no Mac por meio do iPhone ou iPad

Com o Transloader, usuário pode baixar apps de sua escolha para Mac de forma fácil a partir de um aparelho iOS.

Macworld / EUA

12/04/2013 às 18h13

ipadmini_435.jpg
Foto:

Costumo navegar bastante na web usando meus aparelhos iOS: leio feeds RSS usando o Reeder no iPad e iPhone ou o Mr. Reader no tablet; e uso aplicativos para navegar pelo Twitter e App.net. De muitas maneiras, gosto mais das versões móveis desses apps do que seus equivalentes no Mac, e como sempre tenho pelo menos um aparelho iOS comigo, gosto de me atualizar sobre as notícias e outras coisas quando estou, digamos, na fila do correio.

Mas quando me deparo com um arquivo – talvez um novo app para Mac ou arquivo gratuito (e legal) de música – que quero baixar, fico sem saída, porque o iOS não fornece uma maneira fácil de fazer download de arquivos. E muitas vezes quero usar esse arquivo no Mac, de qualquer maneira, por isso teria de transferi-lo para o computador, mesmo que o baixasse no iPhone ou iPad.

Até pouco tempo atrás, minha saída para essas situações seria copiar a URL do download no meu aparelho iOS e enviar por e-mail usando o Mail, da Apple, ou outro aplicativo. Aí então quando voltasse para casa ou tivesse acesso ao meu Mac, abriria a mensagem para fazer o download. Funcionava, mas era um tanto trabalhoso.

Por isso que achei o aplicativo Transloader (5 dólares, na Mac App Store) tão útil. Esse app funciona juntamente com um app gratuito para iOS que te permite baixar, no seu Mac, arquivos que encontrar no iPhone ou iPad. Ele funciona de forma parecida com o NoteTote, mas é mais simples – o NoteNote exige que o usuário edite um arquivo de texto no aparelho iOS sempre que quiser baixar um arquivo no Mac.

A maneira mais fácil para usar o Transloader é apenas manter o app rodando no seu Mac – uma configuração te permite visualizá-lo no Dock ou na barra de menu. Quando encontrar uma URL para download no seu iPhone ou iPad, apenas copie essa URL e abra o app iOS do Transloader. O aplicativo detecta automaticamente que uma URL está no clipboard e pergunta se você quer adicionar essa URL à “fila” do app. Quando fizer isso, a URL é sincronizada usando o serviço iCloud, da Apple. Você também pode adicionar uma URL ao tocar no botão de mais (+).

A versão para Mac do Transloader faz verificações periódicas no iCloud por novas URLs para download. Quando encontra uma, baixa automaticamente o arquivo “linkado” para o seu Mac. Quando o download termina, você recebe uma notificação na Central de Notificações no seu Mac. E é possível escolher, nas configurações do Transloader, qual pasta será usada para os downloads – o usuário também pode ajustar as notificações nas Preferências de Sistema.

Vale notar que você não precisa manter o Transloader rodando no seu Mac. É possível, em vez disso, lançar o aplicativo sempre que quiser baixar os arquivos selecionados. O Transloader verifica o iCloud em busca de qualquer URL que você tenha salvo no app iOS e então lida com os downloads pendentes em uma única sessão.

O aplicativo para iOS mostra todos os seus downloads, juntamente com o status de cada um. 

Em nossos testes, o Transloader funcionou bem, mas pode sofrer com alguns problemas do iCloud. Às vezes adicionava uma URL no iPhone ou iPad e, graças a sincronização um pouco problemática do iCloud, o app para Mac só receberia depois de cinco ou dez minutos, em vez de imediatamente. 

Um outro bug menor do Transloader é que ele nem sempre lidar corretamente com as URLs que parecem ser um link, mas são na verdade uma página para baixar um arquivo a partir de um site. O app deveria abrir automaticamente essas URLs no navegador padrão do seu Mac, mas algumas vezes ele baixou a página da web, em vez disso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail