Home > Notícias

Aplicativo pirata é removido da Mac App Store

Depois de queixa de desenvolvedor, cópia do game Lugaru foi finalmente retirado da loja virtual; Apple ainda não se manifestou

Macworld / Reino Unido

11/02/2011 às 12h17

Foto:

O caso sobre a versão pirata do Lugaru, game da Wolfire, que apareceu na Mac App Store por um décimo do preço do título original, finalmente teve uma resposta. De acordo com a MacNN, a versão não-oficial, postada na loja de aplicativos pela iCoder, foi removida das prateleiras digitais. Além disso, os desenvolvedores da Wolfire Games estão oferecendo o título gratuitamente para os usuários que baixaram a versão pirata.

No entanto, a Wolfire afirmou que ainda não obteve qualquer informação da Apple sobre toda essa questão, após enviar a reclamação na semana passada. “Não temos certeza de quem tirou o aplicativo do ar ou o que vai acontecer com os clientes que foram enganados ao comprarem a cópia falsa, ou com o dinheiro pago por eles. Não tivemos nenhum respaldo da Apple”, escreveu a companhia em seu blog.

“Não achamos que os usuários devam ser penalizados por comprar o game falso – eles, provavelmente, imaginaram que todos os games da App Store eram legítimos. Pensávamos da mesma maneira até semana passada” completou. A Wolfire Games, contudo, ressalta que não abriu mão dos direitos para outros desenvolvedores venderem o Lugaru. “O software open-source não é freeware (gratuito). É tão legal as pessoas venderem o Lugaru quanto se estivessem vendendo Quake 3 ou Arx Fatalis, ou seja, completamente ilegal”, exemplificou.

lugaru02.jpg

A desenvolvedora open-source, que disponibilizava o código fonte para download, foi surpreendida com duplicata na Mac App Store

O novo capítulo dessa história foi a decisão da Wolfire de oferecer gratuitamente a versão do game para aqueles que adquiriram a versão falsa do jogo na Mac App Store. “Pago pelo software oferecido com gosto porque quero dar suporte a vocês”, comentou um dos usuários no post da empresa. Entretanto, alguns clientes desejam que a companhia leve o caso além.  "Se você não mostrar força, as pessoas pisam em você. Esse idiota vendendo o jogo na App Store é o exemplo mais claro. Todo mundo quer fazer dinheiro fácil. A Wolfire deve decidir entre ser bacana ou dar um exemplo a pessoas que abusam da lei para tirar proveitos de boas pessoas”, escreveu outro usuário.

Caso o usuário tenha comprado a cópia falsa do jogo e deseje a  substituição, deve mandar um e-mail para contact@wolfire.com, anexando uma cópia do recibo da compra.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail