Home > Notícias

Aplicativo transforma seu iPad em uma vitrola

Custando US$2, app Vinyl Tap promete levar até os ruídos da agulha tocando o vinil. Software traz duas vitrolas virtuais e permite até "virar" o disco no tablet.

Da Redação

05/06/2012 às 14h50

Foto:

Se os saudosos discos de vinil e fitas K7 voltaram a ser objeto de desejo em plenos anos 2000, nada mais apropriado do que chegarem (ainda que virtualmente) aos aparelhos iOS. Após o app gratuito Delitape “transformar” o smartphone da Apple em um Walkman, chega o Vinyl Tap (US$1,99) para deixar seu iPad “igual” a uma vitrola.

Mas, ao contrário do Delitape, o novo aplicativo da desenvolvedora andBoom promete ir além e não apenas reproduzir o visual das famosas “bolachas” em seu tablet. Isso mesmo, o Vinyl Tap promete reproduzir aqueles ruídos característicos da agulha tocando o vinil em suas músicas, que podem ser reproduzidas a partir da sua biblioteca no iTunes – a notar: o app ainda não tem suporte para faixas DRM (com direitos protegidos).

vinyltapios01

Usuários mais animados podem até ligar o iPad em caixas de som para curtir seus discos

Como aponta o Cult of Mac, o app oferece duas vitrolas virtuais para o usuário escolher. Uma para Djs inspiradas em um modelo da Technics que permite ao dono do iPad girar o disco virtual com os dedos, escolher entre velocidades de rotação de 33 1/3 ou 45 RPM, mover o braço da vitrola ao arrastá-lo na tela, e mudar a cor da luz do estrobo ao tocá-la. 

O outro modelo, uma T-1000, é mais moderno, não tem seleção de velocidade de rotação e você precisa apertar um botão para mover o braço do tocador (ou apenas apertar um botão para mudar de faixa).  Por outro lado, você vê uma bonita leitura em LED de dados como a velocidade, a faixa e o status da reprodução atuais. Vale lembrar que ambas as vitrolas virtuais te permitem “virar” o disco para tocar o outro lado. 

vinyltapios02

App cria até uma espécie de arte para os discos reproduzidos a partir da capa do álbum

Além disso, o Vinyl Tap preza por outros detalhes como o tamanho do disco na vitrola: de 7 polegadas se for um single ou o clássico LP de 12 polegadas se for um álbum completo. E o visual do álbum ainda é gerado a partir da arte da capa e da banda para que ele fique o mais parecido possível em como seria o vinil de verdade.

E uma notícia para quem se interessou pelo app: os desenvolvedores afirmam que novos modelos de vitrolas devem chegar em breve. É óbvio que não substitui o som e o prazer (para quem gosta) de colocar um disco para rodar na vitrola ou toca-disco, mas não deixa de ser uma boa ideia.

O Vinyl Tap está disponível na App Store por 2 dólares, “pesa” 22MB e exige iOS 5.0 ou versão mais recente

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail