Home > Notícias

Aplicativos pagos já estão disponíveis no Android Market Brasileiro

Preços são mostrados em Reais, e jogos estão entre os aplicativos disponíveis.

Rafael Rigues

07/10/2010 às 12h53

Foto:

A partir desta quinta-feira usuários brasileiros de smartphones Android já tem acesso aos aplicativos pagos no Android Market. A mudança é completamente transparente: não é necessário atualizar, instalar ou configurar nada no aparelho. A chegada da loja paga já havia sido anunciada há cerca de uma semana, mas não havia uma data definida.

Os preços são mostrados em valores aproximados em reais, de acordo com a cotação do dia. Por exemplo, o teclado Better Keyboard é listado com o preço de "~R$ 5,01". Ao clicar no botão "comprar" na tela de informações do aplicativo o usuário é levado para a página do Google Checkout, onde pode selecionar uma forma de pagamento e concluir a compra. São aceitos os cartões de crédito Visa, MasterCard, AMEX e Discover. Curiosamente, apesar dos preços em Reais na loja, o Google Checkout mostra os valores em dólares.

Uma característica interessante do Android Market é que é possível devolver um aplicativo até 24 horas depois da compra e receber o dinheiro de volta. Isso estimula o usuário a experimentar novos aplicativos, sem medo de perder dinheiro com um produto ruim.

Após cada compra um recibo é enviado ao usuário por e-mail, detalhando quanto foi gasto e com o quê. Os aplicativos são ligados à conta Google do usuário, e não ao aparelho. Se o usuário trocar de aparelho, basta procurar o aplicativo no Market e clicar no botão "instalar" para reinstalá-lo, sem nova cobrança. O mesmo vale caso o aplicativo tenha sido apagado do smartphone e o usuário deseje reinstalar.

Uma boa notícia é que entre os aplicativos pagos estão vários jogos, como Zenonia (da Gamevil), Dinner Dash, Guitar Hero e Super KO Boxing 2 (da Glu Mobile) e Fruit Ninja (da Halfbrick). Também há emuladores de consoles clássicos como o Megadrive, Super NES, NES e Gameboy, categoria proibida na App Store da Apple. Infelizmente os jogos da Gameloft parecem não estar no catálogo, embora a empresa tenha versões Android de seus principais títulos, e versões demo estejam disponíveis para download gratuito.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail