Home > Notícias

Após admitir falha em servidores do Gmail, Google restaura contas

Foram quase 24 horas de falha dos servidores de Gmail e de aplicativos da Google. O erro, afirma a empresa, foi em um software de armazenamento.

Redação do IDGNOW!

01/03/2011 às 11h39

Foto:

Boas novas. A Google ter identificado a falha que apagou os emails de aproximadamente 150 mil usuários e aplicativos e já começa a restaurar as contas.

"Estamos progredindo e a situação deve se normalizar em pouco tempo", afirma a empresa no blog do Gmail.

No post, a empresa afirma que a falha afetou inclusive os servidores redundantes, onde ficam hospedadas as cópias dos emails. "Algumas cópias foram deletadas  e, nas últimas 30 horas, temos trabalhado duro para devolver esse conteúdo aos usuários", diz o post.

Fita

Para oferecer maior proteção aos dados dos usuários, a empresa está recuperando os arquivos a partir de fitas usadas para o backup dos dados. Ocorre que o conteúdo das fitas não fica ligado a nenhuma rede, e  restaurar os dados a partir das fitas é um processo demorado. "É por isso que a transferência dos dados para o data center leva algumas horas e não millisegundos, como estamos acostumados", informa o vice-presidente de engenharia da Google, Ben Treynor.

Segundo executivo, a implementação de um software para atualização da infraestrutura de armazenamento ocasionou a falha que resultou na perda temporária do conteúdo de 0,02% das contas Google (150 mil, ao todo). O estrago só não foi  maior, porque, ao descobrirem a falha, os engenheiros da Google interromperam imediatamente a atualização do software de armazenamento.

Quem foi afetado pelo erro dos servidores da Google não recebeu mensagens enviadas entre as 6h da manhã de 27 e 2h da madrugada de 28 de fevereiro (horário do Pacífico). Quem enviou as mensagens deve receber nas próximas horas uma notifcação de falha de envio de email.

A Google encerra o post com um agradecimento a quem passou por esse "susto" com eles.

Às seis da manhã de hoje, usuários ainda reclamavam da indisponibilidade dos serviços Gmail.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail