Home > Notícias

Após ameaça Flashback, dispara procura por pacotes de segurança para Macs

Com medo do malware, usuários baixam programas para proteger suas máquinas; vulnerabilidade que atingiu quase 700 mil máquinas já foi corrigida pela Apple

Macworld/EUA

12/04/2012 às 12h25

Foto:

As vendas de softwares de segurança para Mac tiveram um aumento expressivo com as notícias frequentes a respeito da grande infecção de computadores da Apple por malware, de acordo com informações de fabricantes de programas e estatísticas da loja online Mac App Store. 

“Vimos um aumento substancial tanto nas vendas quanto em downloads de versões de testes de nosso software”, afirmou o porta-voz da companhia de segurança Intego, Peter James. “Parte disso certamente é devido ao Flashback.” A empresa, a primeira a identificar a ameaça, é mais conhecida por seu software VirusBarrier V6, que custa 50 dólares. Entretanto, James não quis comentar o número de vendas, principalmente depois da confirmação de que mais de 600 mil Macs haviam sido infectados pela ameaça. 

Leia mais
App gratuito verifica e corrige malware Flashback no seu Mac
Malware Flashback atingiu mais de 2 mil Macs no Brasil
Opinião: o maior risco para a segurança do Mac é você mesmo

“Seria correto afirmar que houve um aumento da taxa de downloads de nosso antivírus gratuito para usuários Mac domésticos”, apontou o consultor-sênior de tecnologia da Sophos, Graham Cluley, . A companhia, que vende programas apenas para clientes corporativos, possui uma alternativa gratuita para os consumidores finais, o Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition

imacvirus01.jpg

Ameaça tem assustado os usuários, que procuram soluções de segurança para seus Macs

Dados da Mac App Store mostram que diversos softwares de segurança saltaram posições no ranking de mais baixados da loja de aplicativos para desktops da Apple. O BitDefender Virus Scanner se manteve na lista dos 15 mais baixados por mais de duas semanas, e está atualmente na 18ª posição entre os 200 programas com mais downloads, enquanto que o ClamXav saiu da longínqua 97ª posição para o 14º lugar, depois que a infecção se tornou mais conhecida. O Virus Scanner da Kaspersky e o VirusBarrier Plus da Intego também subiram posições no ranking da Apple. 

Alguns usuários de Mac têm sido céticos a respeito das altíssimas taxas de infecção do Flashback, e acusaram as empresas fabricantes de software que calcularam a extensão do problema (Dr. Web e Kaspersky) de aumentarem a ameaça para vender software. A Sophos, por exemplo, nega as afirmações, e afirma que possui soluções gratuitas disponíveis pra download. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail