Home > Notícias

Após atrasos, Intel lança chip Tukwila da família Itanium

Prometido para 2009, o Itanium 9300 sofreu atrasos para a realização de ajustes. Lançamento coincide com novo Power 7, da IBM.

Computerworld/EUA

09/02/2010 às 8h55

Foto:

Após cerca de um ano de atrasos, a Intel divulgou mais informações sobre o seu novo processador Itanium, chamado internamente de Tukwila.

O novo processador Itanium 9300 estava previsto para ser lançado em 2009, mas foi adiado duas vezes durante o ano passado. O atraso beneficiou a Intel, já que o Tukwila será lançado no mesmo dia que o aguardado Power 7, da IBM.

“É bom que a Intel tenha finalmente entregado o Tukwila e que o chip seja lançado com os ajustes prometidos que causaram os atrasos”, disse o analista da Gabriel Consulting Group, Dan Olds. “Porém, os competidores não ficaram parados. A IBM produziu duas versões dos seus processadores Power no período, com o segundo sendo lançado agora. Então, a Intel ainda precisa se recuperar no mercado.”

Representantes da Intel disseram que o Itanium 9300 possui dois bilhões de transistores e quatro núcleos, o dobro da versão anterior do processador. E a fabricante também lembra que, comparado ao último lançamento Itanium, o novo processador possui banda de interconexão 800% superior e banda de memória 500% maior.

“O Itanium sofre com atrasos desde o início, o que frustrou algumas pessoas que contavam com o chip para seus sistemas”, disse Olds. “Porém, a Intel discutiu um caminho de quatro anos para o Itanium, dizendo que eles vão lançar novas versões a cada dois anos. É importante para a empresa alcançar esses marcos.”

Poulson, o codinome do próximo processador Itanium, deve ter uma arquitetura de múltiplos núcleos avançada, além de outras melhorias e recursos, segundo a fabricante.

A Intel também disse que vai renovar seus sistemas Westmere EX durante esse trimestre e lançará um chip de armazenamento nos próximos dias. A empresa também prometeu um chip de oito núcleos, o Nehalem EX, para esse trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail