Home > Notícias

Após críticas ao Final Cut Pro X, Apple promete mudanças e publica novo FAQ

Lançada na última semana, versão mais recente do editor de vídeos da "maçã" tem sido alvo de comentários negativos de usuários profissionais; página tenta explicar mudanças

Macworld / Reino Unido

29/06/2011 às 11h25

Foto:

A Apple deu mais um passo em sua campanha para combater a maré de reviews negativos e críticas ao seu programa Final Cut Pro X, que já foi até motivo de piada na TV americana. Na última semana, muitos usuários do recém-lançado software de edição para vídeos publicaram reviews negativos na loja online Mac App Store. Muitos dos comentários ligavam o programa a uma mera atualização do iMovie (software de edição de vídeos para “leigos” da Apple) e lamentavam a retirada de recursos e configurações presentes em versões anteriores do Final Cut Pro.

A lista de reclamações é longa: não há mais suporte para multi-câmera, recurso export-to-tape, suporte para arquivos EDL, XML e OMF e a plugins de terceiros. Além disso, os usuários do novo Final Cut atualmente não podem importar seus projetos do Final Cut Pro 7. Por isso, a Apple publicou na semana passada vários artigos em sua base de conhecimento detalhando as várias mudanças do Final Cut Pro X.

finalcutprox390

Final Cut Pro X: profissionais dizem que o produto ficou muito "amador"

Novo FAQ
Agora, a empresa liberou uma nova página de FAQ (perguntas frequentes) e uma página e Features (Recursos) desenvolvidas para fornecer mais informações sobre os novos recursos do Final Cut Pro e responder a algumas das críticas.

“O Final Cut Pro X é um editor de vídeos não-linear inovador. O programa já impressionou muitos editores profissionais e também gerou muita discussão na comunidade de editores profissionais de vídeo. Nós sabemos que as pessoas têm perguntas sobre os novos recursos no Final Cut Pro X e como ele se compara com suas versões anteriores. Aqui estão as respostas para as perguntas mais frequentes que nos foram feitas”, afirma a página de FAQ.

Usuários do Final Cut Pro 7 que querem importar seus projetos para a nova versão ficarão desapontados. “Não há como ‘traduzir’ ou trazer projetos antigos sem alterações ou perda de dados. Mas se já estiver trabalhando com o Final Cut Pro 7, é possível continuar fazendo isso após instalar o Final Cut Pro X, e o Final Cut Pro 7 vai funcionar com o Mac OS X Lion. Você também pode importar seus arquivos de versões anteriores para o Final Cut Pro X”, explica o FAQ.

A página do FAQ também promete que o suporte para multicâmeras virá no futuro e que plugins de terceiros estarão disponíveis assim que forem atualizados. “Como o Final Cut Pro X possui uma moderna arquitetura de 64 bits, os plugins de terceiros também precisam ser 64 bits. O Final Cut Pro X já suporta plugins Audio Units 64. Para gráficos, os desenvolvedores podem construir efeitos, títulos, transições e geradores como templates em Motion 5 para usar diretamente no Final Cut Pro X. Os desenvolvedores também podem construir plugins FxPlug 2 64-bit para Motion 5, e integrar esses plugins em templates que podem ser usados no Final Cut Pro X. Esses templates, juntos com meus plugins FxPlug 2 associados, funcionarão no Final Cut Pro X mesmo que o Motin não esteja instalado no computador.”

Será que isso será o suficiente para conter as queixas?

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail