Home > Notícias

Após desbancar o IE, Firefox se torna o navegador mais popular na Europa

Declínio do IE seria resultado do acordo antitruste entre a Comissão Europeia e a Microsoft. Navegador da Mozilla lidera com 38,11% do mercado

IDG News Service

04/01/2011 às 14h01

Foto:

O Firefox tornou-se o navegador mais usado na Europa em dezembro, ultrapassando pela primeira vez o Internet Explorer (IE), de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (4/2) pela companhia de análise na web StatCounter.

No mercado europeu, o navegador de código aberto obteve 38,11% de participação, enquanto o IE conquistou 37,52%. A StatCounter elabora suas estatísticas a partir de técnicas de rastreamento que incluem 3 milhões de websites, com 15 bilhões de visitas mensais.

O crescimento do Chrome também pode ter contribuído para o bom desempenho do browser da Mozilla, já que o navegador da Google chegou a 14,58% de participação em dezembro, índice superior aos 5,06% constatado durante o mesmo período de 2009. 

Sobre o declínio do IE, supõe-se que seja resultado do acordo antitruste entre a Comissão Europeia e a Microsoft que, desde 2009, permite aos usuários do Windows escolher de maneira mais clara sobre qual será o navegador principal.

Desde que o acordo foi concluído, por padrão o Windows deve apresentar uma tela com 11 navegadores diferentes, para que os usuários possam escolher sobre a melhor opção. A Microsoft é obrigada a apresentar a interface até 2014.

Por outro lado, o IE continua líder em outros mercados importantes como o dos Estados Unidos (EUA), por exemplo. Em dezembro, ele obteve participação de 48,92%. Na região, o Firefox ficou em segundo lugar com 26,7% e o Chrome em terceiro com 12,82%. O Safari, da Apple, alcançou o quarto lugar com 10,16%.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail