Home > Notícias

Após dois anos, Apple e HTC chegam a acordo em disputa por patentes

Iniciada em 2010, briga envolve patentes de smartphones. Termos do contrato com duração de 10 anos não foram revelados pelas fabricantes.

Macworld / EUA

12/11/2012 às 10h54

Foto:

Bem, temos um processo por patentes a menos no mundo. A Apple e a HTC anunciaram neste sábado, 10/11, que “enterraram” todas as suas disputas envolvendo patentes.

Para isso, os dois lados assinaram um acordo de dez anos de licenciamento que cobre patentes atuais e futuras das duas empresas. Outros detalhes sobre o contrato – como a quantidade de dinheiro envolvida em ambos os lados – não foram revelados.

As companhias também publicaram comunicados oficiais anunciando a decisão em seus sites.

“Estamos felizes em chegar a um acordo com a HTC”, disse o CEO da Apple, Tim Cook. “Vamos continuar focados na inovação de produtos.”

O diretor da HTC, Peter Chou, afirmou que a empresa estava “satisfeita por ter resolvido sua disputa com a Apple, assim a HTC pode se focar em inovação em vez de disputas”.

O acordo anunciado no sábado encerra uma disputa que começou há mais de dois anos e meio quando a Apple entrou com o primeiro processo por violação de patentes contra a HTC. A empresa asiática então processou a fabricante do iPhone e as coisas continuaram nesse ritmo até o último final de semana.

A causa da disputa entre as empresas são as patentes de smartphones, mercado atualmente dominado pelo Android e o próprio iPhone, da Apple.

Dessa forma, as fabricantes evitam processos gigantescos, como a decisão de um júri dos EUA em agosto que determinou que a Samsung deve pagar mais de um bilhão de dólares para a Apple em danos por violar suas patentes mobile.

Veja também:

- Patente da Apple para "cantos arredondados" do iPad é absurda, diz site

- Apple inclui Android pela primeira vez em processo contra Samsung

iphone5_435

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail