Home > Notícias

Após polêmica, Apple exigirá que apps peçam permissão para armazenar dados de usuários

Caso ganhou notoriedade nos últimos dias após apps Twitter, Path e Hipster admitirem prática e políticos dos EUA enviarem carta exigindo resposta de Tim Cook

Macworld / EUA

16/02/2012 às 10h24

Foto:

A Apple anunciou que um futuro update do iOS vai exigir que o app receba permissão dos usuários antes de acessar os conteúdos na sua agenda de contatos.

“Os apps que coletam ou transmitem os dados de contato de um usuário sem sua permissão prévia estão violando nossas diretrizes. Estamos trabalhando para tornar isso ainda melhor para os nossos consumidores, e assim como fizemos com os serviços de localização, qualquer aplicativo que quiser acessar dados de contato precisará pedir aprovação explícita do usuário em um futuro lançamento de software”, afirmou um porta-voz da Apple.

A questão de privacidade quanto a lista de contatos de usuários ganhou notoriedade quando um desenvolvedor descobriu que o app social Path fazia upload de conteúdos completos das listas de contatos dos usuários no iPhone para os servidores da companhia – sem a permissão do usuário. Depois disso, o Path lançou uma versão atualizada do app que pede permissão antes de mexer nos seus contatos. No entanto, o Path estava longe de ser o único app a fazer upload de dados pessoais dos usuários sem permissão – o Twitter e o Hipster são outros exemplos recente que admitiram a prática.

Agora, como acontece antes de qualquer app poder acessar sua localização atual, a Apple vai introduzir um nível de intervalo exigindo sua aprovação.

A declaração da Apple sobre o futuro update do iOS pode ajudar a acalmar as preocupações dos congressistas norte-americanos Henry A. Waxman (Democrata, Califórnia) e G.K. Butterfield (Democrata, Carolina do Norte). Na última quarta-feira, 15/2, os políticos exigiram respostas da Apple sobre o que chamaram de “preocupações de privacidade da Lista de Contatos do iPhone”.

Na verdade, em sua carta endereçada ao CEO da Apple, Tim Cook, os congressistas escreveram: “Vocês construíram nos seus aparelhos a habilidade de desabilitar em um lugar a transmissão de informações de localização de modo completo ou em uma base de app para app. Por favor, nos explique a razão pela qual ainda não fizeram o mesmo com as informações das listas de contatos.”

Uma vez que a atualização do iOS estiver disponível, essa resposta ao menos deve tornar-se um pouco mais fácil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail