Home > Notícias

Após polêmica, Firefox começa a exibir publicidade

Browser da Mozilla agora traz anúncios em sua nova página de abas. Usuários podem optar por não visualizar conteúdo pago.

PC World / EUA

14/11/2014 às 15h28

firefoxpublicidade_520.jpg
Foto:

O controverso programa de publicidade da Mozilla para o Firefox está finalmente chegando ao público geral após a organização anunciar os planos para o projeto em fevereiro deste ano. O lançamento oficial agora mostra publicidade na nova página de abas quando o browser está pronto para exibir Enhanced Tiles.

Os anúncios da Mozilla são iguais aos que nós vimos quando apareceram as versões Nightly do Firefox, em agosto. Você tem um número de tiles (“janelas”) que mostra sites que você visitou, assim como algumas que você possa ter marcado na nova página de aba. Além disso, você verá as janelas patrocinadas com uma tag patrocinada que passa quase despercebida.

As primeiras empresas que assinaram para anunciar no Firefox incluem a Booking.com e a CVS Health. 

O primeiro anúncio que eu vi foi Citizenfour, o documentário de Laura Poitras sobre Edward Snowden que vem aparecendo em versões pré-lançamento do Firefox há várias semanas.

A história por trás

Por anos, a Mozilla liderou as ofensivas contra a publicidade online invasiva e o rastreamento de usuários com add-ons como o Lightbeam. Uma grande quantidade das receitas da Mozilla vem de um negócio da organização com o Google que transforme a ferramenta da gigante de buscas na ferramenta padrão de pesquisas no Firefox. Em busca de acabar um pouco com essa dependência, a Mozilla está buscando outros métodos de financiamento – como o novo programa de publicidade.

Opcional

A boa notícia é que a Mozilla está se mantendo fiel às suas raízes abertas e livres ao facilitar a vida de quem não quer ver publicidade no navegador. Tudo que você precisa fazer é ir em uma nova página de abas, clicar em configurações, e selecionar as opções Branco (Blank) ou Clássico (Classic).

O modo Blank vai te mostrar uma página completamente em branco sem nenhuma “janela” de sugestões. Já o modo Classic vai mostrar o seu histórico de tiles sem nenhuma publicidade, afirma a Mozilla.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail