Home > Notícias

Após prorrogação de um mês, suporte ao Netscape chega ao fim

Em dezembro de 2007 empresa divulgou que encerraria suporte em fevereiro de 2008. Usuários do browser sentem-se órfãos.

Por Computerworld/EUA

21/02/2008 às 16h53

Foto:

O Netscape, um dos browsers pioneiros na popularização da internet, chega ao fim da linha. Após ampliar por um mês o suporte ao navegador, a AOL lançou na quarta-feira (20/02) a última atualização do browser.

“Quando o Netscape 9.0.0.6 estiver rodando, revelaremos a data do fim do suporte e recomendaremos o Flock e o Firefox”, escreveu Tom Drapeau, diretor da marca Netscape, da AOL, no blog da empresa.

Drapeu mencionou também que serão oferecidos links para os usuários fazerem o download dos outros browsers. As configurações do Netscape irão automaticamente migrar para o novo navegador.

Caso os usuários queiram continuar usando o Netscape, deverão clicar em “Lembrar-me depois” e em ‘Permanecer com o Netscape’. Não haverá novas atualizações, correções de segurança ou qualquer outra modificação depois de fevereiro. O Netscape 9.0.0.6, segundo Drapeu, é equivalente ao Firefox 2.0.0.12, que há duas semanas corrigiu 12 vulnerabilidades do programa.

O Netscape foi lançado em dezembro de 1994 pela Mosaic Communications e, em meados de 1995 ele já era usado por mais de 80% dos internautas. No mesmo ano, a Microsoft lançou o Internet Explorer, que em três anos conquistou a liderança do mercado.

No final de 2007, Drapeu assustou os usuários do Netscape quando anunciou que encerraria o desenvolvimento do browser e que no dia primeiro de fevereiro encerraria o suporte ao programa. Mas, em janeiro de 2008, decidiram prorrogar o suporte por mais um mês, porque o Netscape, a Mozilla e o Flock precisavam de mais tempo para finalizar as ferramentas de migração. 

A maioria dos usuários que deixaram comentários no post de Drapeau agradeceram pelo mês de prorrogação, mas disseram que se sentiam abandonados. “O Flock ainda precisa de consertos e eu não gosto da interface do Firefox. Estou órfão”, disse Alex Kauffmann, em um dos comentários.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail