Home > Notícias

Após protestos no Irã, Facebook e Google anunciam novidades em persa

Google Translate ganha suporte para língua persa e Facebook é traduzido para idioma do Irã.

Redação do IDG Now!

19/06/2009 às 12h20

Foto:

Uma semana depois das eleições presidenciais no Irã que motivaram um levante popular nas ruas do país e online, Google e Facebook anunciaram novidades em seus serviços para o idioma persa.

O serviço de tradução Google Translate ganhou suporte à língua falada no Irã apenas para tradução para e a partir do inglês, segundo comunicado do buscador divulgado nesta sexta -feira (19/06).

O Google, porém, afirmou que vem trabalhando para facilitar a tradução de conteúdo em persa para as outras 40 línguas suportadas pelo serviço.

Segundo post no blog oficial, o Google vê o lançamento do Translate em persa como "particularmente importante agora, dados os eventos acontecendo no Irã".

Já o Facebook anunciou que colocará no ar a versão de testes da rede social em persa "para que falantes da língua dentro do Irã e ao redor do mundo possam começar a usar (o serviço) em sua língua nativa", diz o blog da rede social.

Segundo o Facebook, muito do conteúdo compartilhado dentro da rede social sobre as manifestações relacionadas às eleições está em persa, mas as informações estavam sendo publicadas na versão em inglês ou em outros idiomas do serviço.

Dados da ClearSpring afirmam que, mesmo com a mobilização registrada no Twitter, com relatos diretos de iranianos nas manifestações, foi o Facebook o serviço online a ganhar mais tráfego após a contestação popular da reeleição de Mahmoud Ahmadinejad.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail