Home > Notícias

Após sofrer hack, Apple libera atualização de segurança para Macs

Update atualiza Java para versão mais recente ou bloqueia plug-in caso não seja possível usar edição nova.

Da Redação

19/02/2013 às 19h16

macattack_435.jpg
Foto:

Como havia anunciado mais cedo, a Apple liberou nesta terça-feira uma atualização de segurança para o sistemas dos Macs, o OS X. A ação acontece após a companhia de Cupertino confirmar ter sido atingida por um ataque hackers. As informações são do Next Web.

O update pode ser encontrado na loja online Mac App Store (na seção Software Update) ou diretamente  no menu Apple do OS X, depois em Software Update. 

Com a ferramenta, o Java, que teria sido usado para acessar os Macs dos funcionários da Apple no hack, é atualizado para a versão 1.6.0_41. Caso o Java disponível para o seu OS X seja inferior a 2012-006, então o plugin Java SE 6 é bloqueado por inteiro.

Em um e-mail para a Macworld, a Apple confirmou o ataque citado acima e explicou melhor o caso. Confir a seguir: 

“A Apple identificou malware que infectou um número limitado de sistemas Mac por meio de uma vulnerabilidade no plugin Java para navegadores. O malware foi empregado em um ataque contra a Apple e outras empresas, e foi espalhado por meio de um site para desenvolvedores de software. Identificamos um número pequeno de sistema na Apple que foram infectados e os isolamos da nossa rede. Não há evidências de que qualquer dado tenha deixado a Apple. Estamos trabalhando de forma próxima com as autoridades para encontrar a fonte do malware.

Desde o OS X Lion, os Macs são vendidos sem o Java instalado, e como uma medida de segurança adicional o OS X automaticamente desabilita o Java se ele não for usado por 35 dias. Para proteger os usuários que tenham o Java instalado, vamos liberar hoje uma ferramenta atualizada de remoção de malware de Java que vai verificar sistemas Mac e remover esse malware, caso ele seja encontrado.”

A Apple é apenas a mais recente empresa a anunciar ter sido alvo de ciberatques que recentemente também atingiram outras companhias de notícias, como o New York Times e o Wall Street Journal, e de tecnologia, como Facebook e Twitter. A maioria desses ataques teve suas origens rastreadas até a China. O “hack” contra o Facebook, em especial, parece ter sido realizado por meio da mesma vulnerabilidade de Java do caso da Apple.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail