Home > Notícias

App da Nike usará realidade aumentada para usuário “provar” o tênis ideal

Funcionalidade será disponibilizada no app da Nike e facilitará compras online e em lojas físicas

Da Redação

09/05/2019 às 19h00

Foto: Nike

Imagine encontrar o tênis ideal para o seu pé com a ajuda da realidade aumentada? É o que a Nike promete com o lançamento do Nike Fit, uma ferramenta que combina visão computacional, dados científicos, inteligência artificial e algoritmos de recomendação para escanear seus pés e encontrar o tênis certo para cada pessoa.

De acordo com a fabricante, mais de 60% das pessoas usam tênis de tamanho errado e, por isso, a ideia é ajudar os consumidores a resolverem esse problema e desfrutarem de maior conforto.

Para utilizar a função de realidade aumentada, basta abrir o app da Nike, acessar a área de produtos e encontrar a nova opção que permite medir os pés. Ao clicar nela, a câmera será ativada e fornecerá instruções para fotografar os pés. Depois que o recurso reconhecer o ambiente físico, ele começará a escanear os pés e, em seguida, informará o tamanho ideal do calçado Nike - todo o procedimento leva menos de um minuto. São fornecidas informações como “você pode usar o tamanho 39” para o modelo Air Max, “sendo que 80% das pessoas com pés similares ao seu compraram esse tamanho”.

Com base nos primeiros testes, a Nike espera que a tecnologia seja bem aceita, tanto que planeja torná-la um atrativo central de seu aplicativo. Uma vez que as medidas são registradas, elas ficam salvas no app e podem ser utilizadas também em lojas físicas da marca. O vendedor ainda pode utilizar o código QR do app para sugerir os modelos e números que melhor se adequam ao seu tamanho. A ferramenta também facilitará a vida dos pais, que podem medir os pés dos filhos em casa e fazer novas medições à medida que eles crescem.

O Nike Fit será lançado em julho no aplicativo da marca. Estará disponível inicialmente apenas nos EUA, mas deve chegar ao mercado europeu até o fim do ano. Por enquanto, não há informações de quando chegará ao Brasil.

Com informações: Engadget

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail