Home > Notícias

App de busca visual é melhor criação do Yahoo na década, diz analista

De olho em nicho não aproveitado pela Google nem pelo Bing da Microsoft, Yahoo pretende voltar à sua boa fama no mundo da internet com o Axis para iPhone

Sharon Gaudin, Computerworld/EUA

24/05/2012 às 19h09

Foto:

O Yahoo lançou o Axis, que está
chamando de “navegador de pesquisa”. O Axis é um app de browser baseado no
HTML5, como um plug-in, que fornece resultados de pesquisa como imagens em vez
de links no iPhone e em navegadores.

O novo produto tem como objetivo fazer da busca algo mais
rápido e fácil. Ele também faz disso algo mais visual, uma área onde o Google e
o Bing (da Microsoft), as duas maiores forças no mundo das buscas, não estão
focados.

O lançamento foi um movimento surpreendente para uma
companhia que não apenas vem lutando para recuperar sua posição proeminente no
mundo da internet, mas que também sofreu recentemente a saída de seu CEO, que
colocou a empresa sob maus holofotes.

“É a primeira inovação significante e o primeiro sinal de
vida do Yahoo em muitos meses”, disse Dan Olds, um analista do The Gabriel
Consulting Group. “Se eles puderem escolher alguns usuários isso realmente
ajudaria-os a seguir em frente”.

No mês passado, o Yahoo teve que lidar com um pesadelo de
RP. Seu novo CEO, Scott Thompson, que assumiu em janeiro, foi pego com
informações acadêmicas erradas em seu currículo, bem como nos documentos que a
empresa arquivava na Securities and Exchange Commission dos EUA. A empresa
formou uma comissão para analisar o caso de Thompson e as circunstâncias de sua
contratação.

Thompson deixou a empresa dia 13 de maio e Ross Levinsohn,
que vinha servindo como chefe de mídia global, assumiu como CEO interino. É a
segunda vez em oito meses que a empresa está sem um CEO permanente.

Agora é o momento para o Yahoo fazer algo impressionante e
que faça os usuários pensarem em um sucesso da empresa em vez de problemas,
disseram analistas. "Se eles conseguirem isso, poderia ajudar a colocá-los
de volta no mapa", disse Rob Enderle, analista do Enderle Group. “Eu acho
que é a melhor idéia que eu vi deles em quase uma década”.

O Yahoo viu um nicho que poderia aproveitar e trabalhou nisso,
disse Patrick Moorhead, analista da Insights Moor e & Strategy . “Com o
Google possuindo a busca genérica e móvel, e o Bing possuindo a pesquisa
social, o Yahoo precisava de algo que se distinguia do pacote”, disse ele. No
entanto, o lançamento do Axis poderia ser mais do que uma virada de jogo apenas
para a empresa de Sunnyvale. Poderia ser uma trocada de jogador no mercado
global de busca.

“Acho que as capacidades visuais de busca do Yahoo estão
mais alinhadas com a era pós-PC”, disse Zeus Kerravala, analista da Research
ZK. “Ser capaz de olhar para uma imagem que vem à tona a partir de critérios de
busca é muito mais rápido e otimizado para o toque ... eu acho que cria uma
alternativa ao Google e Bing, o que em si é uma ameaça. Vamos ver como eles
respondem, mas é a coisa mais original que eu vi do Yahoo em um longo tempo.”

Moorhead observou que a busca visual pode ser um problema para o
Google e Bing, porque é um desvio da norma. “Ele quebra o padrão de usuários”,
acrescentou. “O Yahoo pode marcar pontos imediatos com o fato de que eles estão
mesmo fazendo algo único. Se conseguirem engajamento com todas as faixas de
público, já ganharam um bom terreno”.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail