Home > Notícias

App do Facebook para Android ganha suporte para a rede anônima Tor

Ainda em fase experimental, recurso precisa de outro aplicativo para funcionar em smartphones com sistema do Google.

PC World / EUA

20/01/2016 às 17h20

torlogo_625.jpg
Foto:

O Facebook adicionou uma opção de direcionar o tráfego do seu aplicativo para Android pela rede de anonimato Tor. A notícia é uma boa novidade para os usuários mais ligados em privacidade e quem vive em países onde a rede social é censurada.

Os usuários podem habilitar o novo recurso, que ainda é experimental, a partir das configurações do app do Facebook. No entanto, primeiro é preciso instalar um aplicativo separado da Google Play chamado Orbot, que funciona como um proxy para direcionar o tráfego pelo Tor.

Por causa do modo como a rede de anonimato é desenvolvida, o Facebook não poderá enviar notificações ao seu app móvel. Por isso, os usuários que habilitarem o recurso precisarão abrir o aplicativo periodicamente por conta própria e verificar manualmente as atualizações.

O Tor direciona o tráfego por uma série de computadores aleatórios que participam da rede e que são conhecidos como “relays” (ou “nodes”). A rede usa criptografia e é construída de uma maneira que nenhum relay saiba a fonte e o destino final de uma conexão em particular.

O Tor pode ajudar em diferentes situações, incluindo jornalistas, ativistas e pessoas que vivem em países onda a Internet é monitorada e determinados sites, como o Facebook, são bloqueados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail