Home > Notícias

App gratuito evita que o motorista se distraia ao celular

O 'Mãos no Volante' interrompe o sinal de chamadas de voz e automaticamente envia uma mensagem de texto informando que o usuário está dirigindo.

Lucas Agrela, IDG Now!

27/01/2012 às 12h35

Foto:

Um aplicativo gratuito ajuda os usuários de smartphones Android no momento em que estão dirigindo. O 'Mãos no Volante' envia automatiamente um SMS dizendo: “Estou dirigindo. Ligo mais tarde” para quem tentar ligar para o seu celular.

É possível programar um tempo estimado de chegada para que o aplicativo se desative por contra própria ou desarmá-lo manualmente. O usuário também pode personalizar a mensagem padrão do aplicativo no menu “Configurações”.

O software foi desenvolvido pela Pepper Interativa para o Ministério das Cidades com o objetivo de evitar o uso de smartphones enquanto se dirige. 

Versões da aplicação para sistemas RIM e Symbian devem ser lançadas ainda neste ano. De acordo com a desenvolvedora, o aplicativo não funciona na plataforma iOS porque o sistema não permite que o programa tenha o acesso necessário para interromper o sinal de chamadas no iPhone.

Uma falha grave é que a descrição do aplicativo na Android Market informa que a resposta automática via mensagem de texto também funciona no recebimento de SMS, mas em nossos testes isso não ocorreu. A ausência ou mau funcionamento desse recurso pode estimular os usuários a usar smartphone enquanto estão ao volante para responder a mensagem.

O Mãos no Volante está disponível na Android Market desde o início deste ano e contabiliza mais de 21 mil downloads até o momento. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail