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App iOS do Starbucks agora aceita pedidos feitos por comandos de voz

Por enquanto, novidade é restrita para usuários dos EUA. Companhia espera lançar funcionalidade para aparelhos Android em breve

Da Redação, com IDG News Service

31/01/2017 às 14h47

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O Starbucks conta com uma nova barista e trata-se de uma assistente virtual. 

A rede de cafeterias lançou um novo recurso para seu aplicativo iOS que permite certas unidades aceitarem pedidos por meio de um bot controlado por voz. No Brasil, a funcionalidade ainda não tem previsão para ser lançada no aplicativo.

O chamado Starbucks Barista usa inteligência artificial e interface de mensagens para que clientes consigam fazer seus pedidos usando comandos de voz ou texto. 

Atualmente, o recurso se encontra em sua versão beta e será lançado, inicialmente, para mil usuários. A companhia planeja expandir o My Starbucks Barista para todas as unidades nos Estados Unidos ainda no segundo trimestre e informou que o recurso será liberado para aparelhos Android em breve. 

“A experiência do Starbucks é construída sobre a conexão pessoal entre nosso barista e o cliente, então tudo que nós fazemos em nosso ecossistema digital deve refletir essa sensibilidade”, disse o CTO da companhia, Martin-Flickinger, em comunicado. 

O vídeo de lançamento da funcionalidade apresenta o pedido para um “macchiato duplo metade descafeinado com cobertura de creme e em tamanho grande”. Aparentemente, a barista virtual consegue entender as palavras chaves, incluindo pedidos personalizados para os baristas de verdade que irão preparar o pedido. Ao confirmar o pedido, o cliente é informado sobre o tempo necessário para deixá-lo pronto para que ele, então, busque o seu café na loja escolhida.

O Starbucks também revelou o Starbucks Reorder Skill, recurso acrescentado às habilidades da assistente pessoal Alexa da Amazon. A novidade permite aos clientes que possuem os dispositivos da linha Echo realizarem pedidos de seus itens favoritos por meio de comandos de voz. Proprietários do Echo poderão simplesmente dizer: “Alexa, peça o meu Starbucks”. 

Por que isso importa

Assistentes virtuais estão - seja em dispositivos móveis ou em alto-falantes inteligentes para a casa - se tornando cada vez mais inteligentes, úteis e populares.

E o Starbucks tem se mantido no topo quando o assunto são tecnologias emergentes ao adotar meios de pagamento móvel e pedidos em seus aplicativos. 

Será interessante ver se depois do teste beta, o Starbucks trará essas habilidades para outras assistentes, como a Siri e Google Assistant.

No Brasil, o aplicativo do Starbucks completou um ano desde o seu lançamento. A ferramenta permite realizar o pagamento das compras feitas nas lojas, consultar saldo do Starbucks Card e recarga do mesmo, além de poder acompanhar os benefícios ganhos no programa de fidelidade My Starbucks Rewards.

 

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