Home > Notícias

App para Android permite busca remota em Macs e PCs

Chamado de Pocket Cloud Explore, software custa 5 dólares e chega para ajudar usuários com muitos computadores; versão para iPhone chega em 2012

IDG News Service / EUA

16/12/2011 às 12h00

Foto:

A desenvolvedora Wyse Technology lançou um app para Android que permite que os usuários acessem remotamente arquivos em seus PCs e notebooks e localizem arquivos. Com ele é possível, por exemplo,  baixar e copiar arquivos. A ideia por trás do software, chamado de Pocket Cloud Explore, é ajudar as pessoas que possuem vários computadores e nem sempre conseguem lembrar em qual máquina armazenaram algo que precisam. Um ponto negativo: o app não pode fazer buscas em aparelhos móveis da Apple, como iPhone e iPad.

A Wyse é mais conhecida por seus computadores thin-client (computador ou software que depende muito de outra máquina para desempenhar suas funções), mas há dois anos a empresa apresentou o PocketCloud Remote Desktop Access, que permite que ass pessoas acessem um computador desktop Windows a partir de um iPhone, ao realizar streaming do computador pela rede. Há um ano, a companhia lançou uma versão para Android. 

O PocketCloud Explore, lançado nesta quinta-feira, 15/12, é um add-on para o Remote Desktop. Ele permite que os usuários digitem uma busca em seus smartphones, iniciando uma procura de texto completo por seus computadores, assim como no próprio aparelho Android, para retornar documentos, imagens e qualquer outro tipo de arquivo que atender a sua busca.

“Com a variedade de aparelhos que temos atualmente – computadores, smartphones, tablets – conseguir os arquivos que você precisa tornou-se um problema”, explica o gerente geral da Wyse, Daniel Barreto. “A ideia é fornecer uma interface de usuário amigável que facilite a busca por todos os aparelhos.”

Para habilitar a busca, os usuários precisam primeiro instalar outro app chamado PocketCloud Companion (gratuito), em cada um dos computadores em que querem habilitar as buscas. Ele faz um sumário do  conteúdo dessas máquinas, tornando a pesquisa mais rápida.

Quando o PocketCloud Explore encontra um resultado, o app apresenta o arquivo com um menu drop-down que permite ao usuário baixar, copiar, mover ou transferir o arquivo para outra pessoa. Se a escolha for pela transferência do arquivo, o app pode automaticamente abrir o Gmail e criar uma mensagem com o arquivo anexado, pronta para ser enviada. 

O PocketCloud Explore para Android custa 5 dólares para realizar buscas remotas em dois computadores. Uma edição premium mais cara será lançada no início de 2012 e permitirá a realização de pesquisas em muito mais máquinas, diz Barreto.

Além disso, a Wyse planeja lançar uma versão do app Explore para os usuários de iPhone também no começo do próximo ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail