Home > Notícias

App para iPad usa conceito de tablet da Microsoft que nunca foi lançado

Custando 3 dólares, Taposé tenta recriar ideia do Courier, um tablet da fabricante do Windows com duas telas e ferramentas de produtividade e colaboração

Macworld / EUA

29/03/2012 às 12h23

Foto:

Um aplicativo para iPad inspirado em um conceito da Microsoft e feito por desenvolvedores independentes de Seattle, que obteve ajuda de doações pela Kickstarter. Se você não se perdeu no meio do caminho, trata-se do app Taposé, que está disponível na App Store por 3 dólares. 

Baseado em um vídeo de conceito de tablet apresentado pela Microsoft em 2009 chamado Courier (que nunca foi lançado), o aplicativo permite criar diversos “cadernos” nos quais é possível inserir textos e fazer desenhos à mão livre, assim como colocar imagens, textos, vídeos, áudio, clipes da web, notas adesivas, mapas ou até mesmo cartões de visita gerados a partir das informações dos seus contatos. 

O vídeo original exibia o Courier como um notebook dobrável com duas telas separadas, contudo, obviamente o iPad só possui um display, logo coube aos desenvolvedores adaptar a “dobradiça” do dispositivo em uma barra que pode ser arrastada em dois painéis separados, servindo também como uma área para armazenar informações que podem ser adicionadas aos cadernos mais tarde. Há ferramentas de compartilhamento que permitem enviar os “cadernos” para outros usuários, fazer upload para o Evernote ou Dropbox entre outros, porém essa pessoa precisa ter o aplicativo para visualizar o material corretamente. 

Todavia, o Taposé promete muito, porém algumas expectavias são frustradas, por acusa da interface cheia de erros e ocasionalmente imprevisível. Fica claro que os desenvolvedores foram muito fiéis à versão original, talvez até demais. Afinal, o Courier nunca chegou ao mercado, e era baseado em uma combinação de software e hardware, ou seja, pode funcionar muito bem em um equipamento, ou simplesmente não se adaptar a outro. De qualquer maneira, o dispositivo era “apenas um vídeo”, e como dizia Steve Jobs “design não é o que parece e como se sente, é como funciona”. Ao final, o Taposé parece recriar algo que nunca existiu - como uma maquete de Atlantis.

Entretanto, você pode tentar a sorte com esse conceito da Microsoft no iPad e ver se realmente foi uma boa ideia dar forma ao Courier ou tudo não passou de uma tentativa frustrada. A desenvolvedora postou um vídeo (abaixo) em que mostra como o app funciona - ou deveria funcionar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail