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App para iPhone ajuda a resolver problemas de cidade nos EUA

Também com versão para Android, iReport foi criado para encaminhar denúncias aos setores públicos em Cambridge; dos 478 casos reportados, 429 foram resolvidos.

CIO

28/03/2012 às 11h25

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Denunciar um buraco que pode causar danos ao seu carro na cidade de Cambridge, Massachusetts (EUA) pode levar um tempo, já que os cidadãos precisavam ligar para a Prefeitura e passar por uma série de passos para falar com o setor ou pessoa responsável para lidar com o problema.

Mas normalmente as pessoas não sabiam com quem precisavam conversar para resolver a questão e geralmente acabavam reportando o caso para a pessoa errada - não conseguiam uma solução. A CIO Mary Hart sabia que os cidadão precisavam de uma forma mais simples de informar o setor público sobre problemas como esse.

Juntamente com sua equipe de estratégia interna, Mary esboçou algumas ideias e realizou uma parceria com a desenvolvedora de aplicativos móveis iSite para criar um app para aparelhos com sistemas iOS e Android. O Cambridge iReport permite que os usuários reportem problemas da cidade, em tempo real, em apenas alguns passos.

Mary disponibilizou uma versão piloto do serviço no site da Prefeitura para ver quanta atividade ele teria. No primeiro mês, foram recebidas 80 denúncias de problemas pela cidade e ela decidiu então prosseguir com o desenvolvimento do aplicativo móvel.

Lançado em outubro de 2011, o Cambridge iReport pode ser baixado na App Store e na Google Play. Mary afirmou que ela escolheu criar versões do app para os sistemas móveis mais populares, mas tem planos de porta-los para outras plataformas, exceto para o BlackBerry, dependendo de quanto for usado.

Aplicativo permite que os usuários tirem fotos de buracos, luzes queimadas, muros pichados e problemas com roedores, além de também simplesmente enviar textos. É possível usar as marcações do Google Maps, e se o local for a até 6 milhas (cerca de 13 KM) de Cambridge, a solicitação será captada pelo sistema de ordens de serviço da cidade. De lá, o problema é reportado para o devido responsável.

O cidadão que fez a denúncia receberá uma notificação via e-mail afirmando que sua solicitação foi recebida, e também será possível acompanhar o progresso da resolução do caso.

A cidade gastou cerca de 45 mil dólares no desenvolvimento do aplicativo e conseguiu cerca de 500 downloads na App Store e 139 no Google Play, durante o mês de fevereiro deste ano. Desde o lançamento do app, 478 denúncias foram feitas e 429 foram resolvidas.

Mary vem trabalhando na publicidade do aplicativo para capturar uma maior base de usuários. A Prefeitura também pede que os cidadão informem mais casos por meio do app, como falta de placas de ruas ou barulho excessivo.

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