Home > Notícias

App para iPhone traz relação de 1.500 oficinas pelo Brasil

Disponível para iOS e Android, Guia de Oficinas Brasil permite consulta aos estabelecimentos que passaram por avaliação de entidade do setor

Da Redação

23/05/2013 às 0h07

iphone5_43503.jpg
Foto:

Um aplicativo promete facilitar a vida do motorista que precisa consertar ou fazer a manutenção do carro. Trata-se do Guia de Oficinas Brasil, com 1,5 mil estabelecimentos no País, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. O aplicativo permite a avaliação das oficinas, a exemplo dos guias de restaurantes.

De acordo com a desenvolvedora do app, uma pesquisa da consultoria alemã Roland Berger revela que 90% dos motoristas brasileiros abandonam os serviços das concessionárias das montadoras após o término do período de garantia. Assim, estes donos de carros vão buscar nas oficinas independentes a solução para a manutenção de seus veículos.

O Guia de Oficinas Brasil permite a consulta às empresas de reparação que passaram pelo método de avaliação realizado há mais de cincos anos pela Cinau – Central de Inteligência Automotiva, do Grupo Oficina Brasil, que possui uma base de dados atualizada com mais de 40 mil oficinas em todo o País. De acordo com dados do Sindirepa Nacional (entidade que representa os sindicatos estaduais da indústria de reparação de veículos), existem no Brasil mais de 90 mil empresas.

guiadeoficinas01.jpg

A iniciativa partiu de um grupo de empresas de autopeças e equipamento líderes de mercado que identificaram uma oportunidade de transformar a relação com as oficinas em uma prestação de serviço para os donos de carros, criando uma fonte de consulta de estabelecimentos confiáveis. Também é uma forma de reconhecimento para as empresas que, após serem avaliadas, passam a fazer parte do guia.  

“Trata-se de um trabalho de pesquisa que tem um comitê de especialistas para fazer a avaliação das empresas”, explica Alfredo Bastos Jr., gerente de marketing da MTE-Thomson, que coordena o projeto. Em 2012, 252 oficinas tentaram se cadastrar - 142 foram aprovadas, 86 reprovadas e 24 estão providenciando os ajustes requeridos para sua qualificação.

Para Bastos Jr., além de garantir um instrumento eficiente de busca para o dono do carro, o aplicativo do Guia de Oficinas Brasil também permitirá ampliar a base de empresas em várias regiões do País. “Até por conta do volume da frota circulante na Grande São Paulo, o guia conta com maior parte de oficinas localizadas nesta região”, acrescenta.

Link para download:

- Guia de Oficinas (iOS)

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail