Home > Notícias

App permite controlar o Mac com a voz, via iPhone 4S

App utiliza sistema de transcrição do iPhone 4S para ditar textos, compor e-mails, executar ações, entre outros

Macworld/EUA

23/12/2011 às 12h24

Foto:

Vocal é um novo aplicativo desenvolvido por Matthew Roberts que utiliza o poder de transcrição do iPhone 4S para controlar o seu Mac com frases em inglês.

Além digitar textos com a voz e enviar o resultado para o computador, ele também possui uma grande variedade de ações, baseadas em comandos de voz. 

Leia mais:
Paulistano fica 10 horas na fila para comprar o iPhone 4S
iPhone 4S chega ao Brasil com limitações em seu recurso mais interessante
Venda direta: iPhone 4S custa até 3.400 reais no site da Apple

Para que essa mágica funcione, é preciso instalar um aplicativo gratuito para Mac. E, claro, baixar o Vocal na App Store (que custa 2 dólares).

Abra o app no Mac e no iPhone (que precisam estar na mesma rede Wi-Fi) e o app deverá mostrar o nome do computador no iPhone, que enxerga o Mac via Bonjour - caso ele não apareça, encerre o aplicativo e tente novamente. Depois de tocar no nome do Mac e inserir uma senha que aparece na tela do computador, o Vocal está pronto para ouvir e agir. 

Ao contrário do Siri, que encerra automaticamente quando há uma pausa muito longa, o App continua funcionando, e espera o usuário terminar de ditar e-mails ou textos, o que é muito bom na hora de, por exemplo, organizar pensamentos.

Basta tocar em Done e a transcrição será imediatamente colada no editor de texto. Há outras funções disponíveis como controlar o iTunes, enviar e-mails, compor tweets, procurar por endereços, fazer buscas no Google, imprimir ou criar novos documentos. 

 

vocaliphone01.jpg
Diga ao seu Mac para abrir um documento, pesquisar no Google, tocar músicas no iTunes...

Enquanto alguns comandos funcionam muito bem (como busca por endereços ou mesmo procurar definições no dicionário), outros ainda precisam de ajustes.

Os controles do iTunes são limitados, e às vezes não são interpretados corretamente - como não há um documento ou informações sobre as frases suportadas (ou como elas devem ser ditas, como acontece no Siri), alguns controles funcionam com tentativa e erro.

Tentamos "Play ‘Artificial Heart,’” e “Play the song ‘Artificial Heart,’ antes que pudéssemos acertar o comando correto, que era “Play song ‘Artificial Heart’”, sem o artigo em inglês.

O Vocal é muito divertido e, pelo preço cobrado, não é nenhum absurdo para fazer com que seu Mac ouça - e obedeça - você. Com ações que funcionam muito bem e outras nem tanto, o app é um bom indicativo de que seria ótimo ter o Siri integrado ao Mac.

Veja a demonstração do aplicativo abaixo:

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail