Home > Notícias

App social de esportes leva mais de 70 campeonatos para o iPhone

Disponível em português, software gratuito PlayUp reúne desde futebol até críquete. Programa tem integração com Facebook e permite conversas durante partidas.

Luiz Mazetto

05/06/2012 às 10h13

Foto:

De olho no crescente mercado de smartphones no Brasil, a empresa australiana PlayUp anunciou o lançamento por aqui da sua rede social esportiva de mesmo nome. Com o serviço, disponível como um site na web e apps gratuitos para iOS e Android, o usuário pode acompanhar os resultados de mais de 30 mil partidas de até 75 campeonatos de nove esportes, indo do apaixonado futebol até o menos popular críquete (por aqui, pelo menos).

Por meio do app, que tem uma interface agradável e bonita, o usuário pode escolher na tela inicial qual modalidade esportiva quer acompanhar: basquete, futebol, hóquei, críquete, beisebol, AFL (Australian Football League), rugby league, futebol americano e rugby union. Dentro dessas opções, estão disponíveis as principais ligas e torneios do mundo, incluindo NBA, NHL e campeonatos de futebol da Europa e da América Latina.

Ao selecionar uma opção, como futebol, por exemplo, o aplicativo mostra logo no alto quais as partidas ao vivo no momento. Nesta tela, o software também permite a seleção de um entre os vários campeonatos disponíveis. Para alegria dos torcedores brasileiros, estão disponíveis as séries A e B do Brasileirão 2012, além da Libertadores. 

Uma ausência sentida é a Copa do Brasil, ainda mais agora que o torneio nacional está chegando a sua emocionante fase final. De acordo com os criadores do app, isso aconteceu porque o app chegou ao país no último mês de maio, já em meio ao campeonato – vale notar que a Libertadores também já estava sendo disputada na época. Mas a equipe do PlayUp, que possui um escritório local no RJ, afirma que no próximo ano os torcedores poderão curtir todos os campeonatos estaduais e a Copa do Brasil no aplicativo.

Uma curiosidade é que o app não usa os distintivos clássicos e oficiais dos clubes. Em vez disso, são mostradas bandeiras na forma de um retângulo com as cores das equipes e as iniciais ao lado.

Leia também:

- App oficial traz tudo sobre a Euro 2012, que começa sexta (8/6)

playupios01

Social

Um dos principais diferenciais do app é a possibilidade de o usuário discutir em tempo sobre os jogos enquanto eles acontecem, seja por mensagens dentro do app ou por meio de redes sociais como Facebook e Twitter. Vale notar que, além das chamadas salas públicas de bate-papo, o app também permite a criação de salas privadas, para que você chame apenas um grupo de amigos, por exemplo.

Expansão e novidades

O lançamento do app no Brasil coincide com a sua chegada a diversos outros países. Até então disponível apenas em inglês, o PlayUp sofreu uma “virada” no último mês, quando ficou disponível para mais de 20 idiomas, incluindo francês, alemão, italiano e chinês. 

Com isso, a expectativa é que o número de usuários cresça ainda mais. “Atualmente temos cerca de 5 milhões de usuários ativos por mês no mundo. Esse número deve ficar entre 10 milhões e 12 milhões de usuários ao final deste ano”, afirma o CEO da PlayUp, George Tomeski, em entrevista exclusiva para Macworld Brasil.

playupios02

Além disso, Tomeski adiantou que a próxima atualização do aplicativo trará uma novidade bem interessante: conteúdos e notícias sobre os campeonatos disponíveis no PlayUp. Assim, o usuário poderia acompanhar praticamente tudo sobre o seu time diretamente no app.

O app para iOS é universal, funcionando com iPhone, iPod Touch, e iPad, e exige o iOS 5.0 ou versão mais recente para funcionar. 

As finais da NBA, NHL, Libertadores e Copa do Brasil, além do início do Brasileirão, podem ser uma boa oportunidade para conhecer e testar o app.

O que achou do app? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail