Home > Notícias

“App Store está cheia de aplicativos inúteis”, diz executivo da RIM

Para Alan Panezic, loja de apps para BlackBerry prima pela qualidade e não pela quantidade; executivo chegou a citar programas sobre flatulência

Redação do IDG Now!

30/09/2010 às 15h41

Foto:

Para defender a loja virtual de aplicativos da RIM (fabricante do Blackberry), conhecida como App World, Alan Panezic, vice-presidente de produtos da companhia, defendeu o conceito de que qualidade é melhor que quantidade. No entanto, ele usou uma frase incomum para expor seu ponto de vista. Segundo o executivo, “200 aplicativos de peidos não fazem falta à App World”, referência a muitos programas inúteis disponíveis na App Store, da Apple.

Atualmente, a App World conta com apenas dez mil aplicativos em seu acervo, contra 250 mil da App Store, da Apple, e os mais de 100 mil do Android Market. Panezic reconheceu a menor quantidade, mas afirma que seus programas têm melhor qualidade. Para ele, são as “superaplicações”, de qualidade, que melhoram o desempenho dos dispositivos e que são realmente úteis aos usuários e desenvolvedores.

Em declaração ao site Electronista, o executivo da RIM afirmou ainda que o número de apps nas lojas da Apple e do Google estão supervalorizados, já que ambos os espaços “dispõem de uma grande quantidade de softwares redundantes e de pouco valor”. 

“Esse aplicativos são aqueles que você usa três ou quatro vezes e nunca mais volta a utilizá-los”, observou Panezic.  “Você não está procurando ou clicando em anúncios e nem comprando atualizações Premium. Ou seja,  estes apps não estão agregando valor algum ao seu dispositivo.”

Apesar de defender a qualidade de seus aplicativos, o executivo não comentou sobre outra forte crítica que recai sobre a loja virtual da RIM: o alto preço dos programas. Desde o seu lançamento – em agosto deste ano – um programa da plataforma tem preço mínimo de três dólares. Enquanto isso,  App Store e Android Market cobram a partir de 99 centavos de dólar por um app.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail