Home > Notícias

App Store já tem mais de 2.500 programas

Queixas de usuários sobre falhas do iPhone 3G não abalam sucesso da App Store, que já conta com cerca de 2.500 aplicativos.

Computerworld/EUA

22/08/2008 às 10h57

Foto:

Apesar das queixas de alguns usuários sobre as conexões wireless do iPhone 3G, a Apple continua ganhando elogios pela novidade e expandindo a App Store, onde consumidores e usuários corporativos podem fazer download de aplicativos gratuitamente ou por pequenas taxas.

Quase todos os dias, a Apple acrescenta novos aplicativos à App Store, que podem ser baixados pelo software 2.0 do iPhone. Muitos são produtos corporativos, como o LinkedIn, um programa gratuito que conecta o iPhone a uma rede social para profissionais. O aplicativo está disponível desde quarta-feira (20/08) na App Store.

>>>Leia também:
BoxOffice retorna à App Store
App Store já teve mais de 60 milhões de downloads
Apple diz que firmware 2.0.2 melhorou serviço no iPhone

O diretório da App Store já tem cerca de 2.500 aplicativos, que podem ser adquiridos por usuários cadastrados do iTunes. Quando o iPhone 3G e o software 2.0 foram lançados, em 11 de julho deste ano, a Apple tinha mais de 550 aplicativos. Adições recentes incluem ferramentas de finanças e produtividade, mas também mais games e até duas versões da Bíblia.

Ken Dulaney, analista do Gartner, que havia levantado algumas falhas na segurança do iPhone 2.0 para uso no mundo corporativo, elogiou o conceito da App Store, embora tenha experimentado queda de ligações e sinal fraco com seu iPhone 3G. “A App Store está provando ser um grande sucesso”, disse ele por e-mail. A pesquisa por aplicativos, porém, é muito confusa, acrescentou.

Glenn Edens, um consultor de smartphone independente, disse que o interesse dos desenvolvedores é alto para a criação de aplicativos para App Store e o índice de novas inserções não tem sido lento, apesar de algumas preocupações com as conexões 3G. “Os problemas no 3G são isolados”, disse ele por e-mail. “Eu não acho que nenhum desenvolvedor está preocupado com os problemas da rede 3G e todos admitem que eles serão corrigidos”.

A App Store é “certamente um sucesso” centre os consumidores, acrescentou Edens, apontando que demorou muito tempo para o Windows Mobile e o Nokia Symbian atingirem 2.500 aplicativos. “Gostaria de caracterizar isto [o sucesso da App Store] como o mais bem sucedido lançamento de aplicativos móveis na história da humanidade”, disse ele.

Parte da dificuldade vista por Dulaney, na busca de aplicativos na App Store, inclui vários caminhos de terceiros que têm linkado seus softwares ao iPhone. Além disso, a App Store inclui uma seção em seu site sobre os aplicativos web, com uma lista de mais de 600 aplicativos que os usuários podem adquirir pela internet em apenas um clique no ícone presente da tela do iPhone.

A maioria das funcionalidades dos softwares para aplicativos de web não estão localizados no iPhone e em alguns casos tudo é muito complexo.

O HyperOffice, um aplicativo de colaboração online corporativo, permite que usuários gerenciem e distribuam documentos que são armazenados virtualmente, de acordo com declaração da HyperOffice em Rockville, que anunciou a integração com o iPhone nesta semana.

Um porta-voz da HyperOffice afirma que o aplicativo será oferido por 7,95 dólares mensais para um cliente com cinco usuários, mas o custo depende das funções que forem utilizadas.

Nesta semana, o Yahoo anunciou que tem disponibilizado um site para usuários de iPhone que buscam funcionalidades do Yahoo Search.

Batizado de Yahoo Search para iPhone, o desenvolvedor do Yahoo disse que a ferramenta inclue funções de buscas de fácil acesso, links para previsão do tempo, filmes e notícias. O porta-voz do Yahoo disse que a empresa tenta otimizar seu site para todos os tipos de handhelds e dispositivos.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail