Home > Notícias

Apple abandona “felinos” e apresenta novo sistema Mac OS X 10.9 Mavericks

Versão mais recente OS X 10.9 quebra padrão dos últimos anos, com sistemas chamados de Lion e Mountain Lion. Novidades incluem Maps, iBooks e múltiplas telas.

Da Redação

10/06/2013 às 14h17

ibooks2013_43501.jpg
Foto:

A Apple já anunciou a primeira novidade importante da WWDC 2013: o mais novo sistema para Macs, chamado de OS X Mavericks. O novo nome significa uma ruptura da empresa, que nos últimos anos chamava o sistema do Mac a partir de nomes de animais felinos, como Lion e Mountain Lion.

Entre as novidades apresentadas estão a chegada do iBooks aos Macs, novidades para o Maps, recursos como Finder Tabs e Tags, e suporte melhorado para múltiplas telas, com diversos recursos, ferramenta que recebeu muitos aplausos da plateia. E boa notícia para quem também tem uma Apple TV: será possível usar a set-top box da empresa para  basicamente tornar sua TV de alta definição em um segundo monitor para o seu Mac.

osxmaverickstelas03.jpg

Safari

O navegador da Apple também ganhou novos recursos, como uma nova barra de favoritos e um novo visual para o leitor Reader. Segundo a Apple, agora seu browser usa muito menos energia do que os rivais Google Chrome e Firefox.

wwdc2013safari01.jpg

Assim como as últimas versões do OS X, o sistema 10.9 estará disponível para atualização por meio da loja online Mac App Store. Os desenvolvedores já poderão baixar um preview do sistema nesta segunda,10/9. O lançamento para o público geral acontece no próximo trimestre.

osxmavericks.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail