Home > Notícias

Apple abre iPhone para desenvolvimento de programas pela comunidade

Conjunto de APIs e ferramentas para iPhone exige construção de novo framework pela Apple e contará com simulador do celular para Macs.

Por Redação do IDG Now!

06/03/2008 às 16h41

Foto:

A Apple liberou nesta quinta-feira (06/03) o kit de desenvolvimento de software (da sigla em inglês, SDK) para o iPhone, em uma estratégia inédita para uma empresa acostumada a centralizar seu desenvolvimento de software.

Pelo SDK para iPhone, desenvolvedores terão acessos à APIs e ferramentas usadas pela própria Apple para a criação de softwares para o telefone celular. O kit custará 99 dólares e estará disponível amplamente a partir de junho.

Saiba mais sobre o iPhone:
> 25 ferramentas que todo iPhone deveria ter
> Especial: tudo sobre o iPhone
> Os prós e contras do iPhone
> Conheça os rivais do iPhone

Os aplicativos para iPhone serão construídos usando o Xcode, mesma ferramenta de desenvolvimento usada para construir o Mac OS X. Usando a ferramenta, desenvolvedores podem testar a maneira como os softwares reagem no hardware do iPhone, como consumo de memória.

A Apple também introduziu uma nova ferramenta chamada iPhone Simulator, que roda no Mac e simula um conjunto de APIs no sistema do iPhone. A companhia afirmou que o usuário pode rodar aplicações do iPhone no simuladores, o que dá a desenvolvedores uma boa economia de tempo na criação.

O vice-presidente da divisão iPhone Software da Apple, Scott Forstall, explicou que a Apple teve que construir uma versão do seu próprio framework de desenvolvimento, o Cocoa. Chamado de Cocoa Touch, a ferramenta são baseadas na interação por toque com o iPhone ao invés do uso de mouse e teclado experimentado em um desktop.

O executivo ainda afirmou que o SDK é feito de diversas tecnologias Core. Muito do que é encontrado no sistema do iPhone é idêntico ao que está no Mac, exceto pelo gerenciamento de energia, que é ainda mais robusto no celular. Os Cores Services, Location e Audio estarão disponíveis para os desenvolvedores.
++++
Segundo a Apple, a comunidade já desenvolveu mais de mil aplicativos para o iPhone sem seu suporte oficial.

Pelo SDK, desenvolvedores poderão criar aplicativos explorando os gráficos com aceleramento 3D, que explorem a localização geográfica do usuário, o acelerômetro do iPhone e ter acesso a todas as funções multimídias do telefone celular.

A distribuição dos aplicativos criados pela comunidade será feita pelo App Store, nova função integrada ao software do iPhone que estará disponível na próxima atualização do sistema, segundo a Apple. Os criadores dos aplicativos poderão vender seus softwares pela App Store numa partilha em que 30% do preço estipulado pelo usuário vai para a Apple.

Para incentivar o desenvolvimento de aplicativos usando o SDK, a Apple anunciou também o projeto iFund, que destinará 100 milhões de dólares em remuneração para empresas e desenvolvedores que criarem aplicativos de sucesso para o iPhone.

Junto ao incentivo para a comunidade, a Apple anunciou parcerias com fabricantes de games e plataformas corporativas que já vêm trabalhando com o kit para criar aplicações.

Na apresentação desta quinta, executivos da AOL, SalesForce.com, Sega e Eletronics Arts demonstraram novas aplicações criadas para o iPhone - as duas últimas mostraram versões móveis de "Spore" e "Super Monkey Ball".

O SDK para iPhone estará disponível a partir desta quinta para desenvolvedores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail