Home > Notícias

Apple admite ataque de vírus em Macs e promete solução

Após ser criticada por não auxiliar usuários, companhia reconhece ação de antivírus falso e dá passo inédito ao lançar ferramenta específica

Macworld / EUA

25/05/2011 às 7h28

Foto:

A Apple prometeu ontem, 24/5, liberar em breve uma atualização para o Mac OS X que irá encontrar e apagar o falso programa de segurança MacDefender, além de avisar usuários ainda não afetados pelo malware, caso tentem  baixar o programa falso.

O anúncio – parte de um novo documento que a companhia liberou no mesmo dia – foi o primeiro reconhecimento público da companhia sobre a ameaça oferecidas pelo que os especialistas chamam de “scareware” ou “rogueware” (softwares que tentam assustar as vítimas e convencê-las a baixar programas).

“Nos próximos dias, a Apple vai entregar um update do Mac OS X que automaticamente encontrará e removerá o malware Mac Defender e suas variações conhecidas”, explica a companhia no documento. “A atualização também ajudará a proteger os usuários ao fornecer um aviso explícito se eles baixarem esse malware.” A Apple também destacou quais passos os usuários infectados podem tomar para livrar seus Macs do scareware.

O diretor de segurança da nCircle Security, Andrew Storms, ficou surpreso com o fato de a Apple dizer que vai colocar uma ferramenta de limpeza de malware no Mac OS X.

“Isso é terreno novo para a Apple”, disse, apontando que a ação é inédita para a companhia, que até então só oferecia um mecanismo básico de detecção de malware no Mac OS X 10.6 (Snow Leopard) e então apenas enchia-o com um punhado de divisões.

“Não apenas a Apple irá ajudar seus usuários a removerem (o Mac Defender), mas ao fazer isso, eles também estão admitindo que há problemas de segurança com o sistema Mac OS”, afirma Storms.

O MacDefender – que também é conhecido pelos nomes MacProtector e MacSecurity – apareceu pela primeira vez no início deste mês, quando a companhia de segurança Intego afirmou ter encontrado o scareware.

Scareware e rogueware são termos para programas falsos de segurança que alegam que um computador pessoal está muito infectado com vírus, worms e outros malwares. Uma vez instalados, esses softwares importunam os usuários com pop-ups difusos e alertas falsos até cobrarem uma taxa pelo programa falso e que não vale nada.

O MacDefender foi o primeiro programa do tipo com visual profissional direcionado para Macs - o programa teria sido criado por gangue especializada em ataques contra PCs com Windows, segundo a Microsoft.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail