Home > Notícias

Apple altera sistema de venda de aplicativos para iPhone e iPod

Agora, os desenvolvedores não precisam mais criar duas versões (uma paga e uma gratuita dos softwares); versão free terá recurso para permitir a compra direta

Macworld/EUA

16/10/2009 às 12h05

Foto:

A Apple mudou suas regras para as compras a partir de aplicativos (a chamada in-app purchase). Até então, só era possível comprar um software a partir de outro em versões pagas. Agora, os desenvolvedores de programas gratuitos também podem embutir essa funcionalidade. A medida é boa não apenas para os desenvolvedores, mas também para o consumidor. Isso porque ela evita a necessidade de criar duas versões de um mesmo software.

Da maneira atual, quem tinha uma versão gratuita do programa e queria adquirir a completa, tinha que pagar, instalar o programa completo e desinstalar o gratuito. Além disso, todo o progresso que você fez nas versões conhecidas como Lite se perdia.

Pelas novas regras, o desenvolvedor cria uma versão que demonstra o produto e coloca o resto das funções restrita a uma opção de compra no produto. Ao adquiri-lo, os usuários simplesmente destrava o programa e tem acesso a novas fases de um game, por exemplo. Isso também tornará as buscas na loja online da Apple mais fáceis, pois apresentará um volume menor de resultados.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail