Home > Notícias

Apple anuncia Final Cut Pro X por US$ 300

Software para edição de vídeo poderá ser adquirido individualmente, por um terço do preço do pacote; programa ganha interface semelhante à do iMovie

PC WORLD/EUA

14/04/2011 às 11h21

Foto:

Os rumores sobre o Final Cut Pro X tinham fundamento: como antecipado por Macworld, durante a National Association of Broadcasters Show, evento que acontece esta semana em Las Vegas, a Apple mostrou uma versão turbinada de seu software profissional de vídeo para Macs.

Segundo a empresa, o novo Final Cut Pro X estará disponível em junho por 300 dólares na Mac App Store (loja de aplicativos da Apple), tornando a ferramenta muito mais acessível. Como parte do pacote Final Cut Studio, era necessário gastar 1.000 dólares para ter acesso a ela.

Nas palavras da Apple, o software foi “reconstruído desde sua base”, com suporte para sistemas de 64 bits, permitindo renderizar vídeo e inserir efeitos instantaneamente, em segundo plano – de maneira semelhante à feita no iMove, a ferramenta de edição de vídeo da empresa para o usuário doméstico. Aliás, esse software parece ter sido a fonte de inspiração para a interface do Final Cut Pro X. O novo programa também deve se aproveitar de tecnologias do Mac OS X como  Grand Central Dispatch, Cocoa, Core Animation e Open CL.

A venda como produto separado tem se tornado uma estratégia frequente da Apple, com a chegada da Mac App Store. Anteriormente, a companhia já havia feito o mesmo com os pacotes iLife e iWork.

finalcutpro01.jpg

Final Cut: nova versão segue o estilo do iMovie

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail