Home > Notícias

Apple anuncia pagamentos de dividendos e recompra de ações

Com iniciativa, companhia pagará US$2,65 por ação aos acionistas e pretende gastar US$45 bilhões em três anos; é o primeiro pagamento de dividendos desde 1995

Macworld / Reino Unido

19/03/2012 às 11h14

Foto:

A Apple respondeu agora pouco a pergunta que estava nas mentes de muitos analistas e investidores – mais especificamente o que a companhia planejava fazer com os quase 100 bilhões de dólares que possui em caixa. Nos próximos trimestres, a empresa começará a pagar dividendos, pela primeira vez desde 1995, e dará início a um programa de recompra de ações.

O programa de dividendos, que começará no quarto trimestre do ano fiscal de 2012, verá pagamentos de 2,65 dólares por ação aos acionistas. Mesmo com esse sendo um dos maiores valores pagos nos EUA, a companhia afirmou que irá rever essa quantia periodicamente.

Além disso, a companhia já autorizou o uso de 10 bilhões de dólares para recomprar ações a partir do início do ano fiscal de 2013, que começa em 30/9. A Apple espera que o processo leve cerca de três anos e afirma que a intenção por trás da iniciativa é “neutralizar o impacto de diluição a partir de futuros ganhos iguais e programas de compra de ações de funcionários.”

De acordo com o CEO da Apple, Tim Cook, os programas de recompra e dividendos não causarão danos a linha principal de atuação da empresa. “Mesmo com esses investimentos, nós podemos manter um ‘ninho’ de guerra para oportunidades estratégicas e ter bastante dinheiro em caixa para gerir nossos negócios”, afirmou em uma declaração oficial publicada no site da companhia.

No mesmo documento, o CFO da empresa, Peter Oppenheimer, afirmou que a empresa deve gastar cerca de 45 bilhões de dólares de dinheiro próprio nos três primeiros anos desses programas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail