Home > Notícias

Apple anuncia substituto de Jobs no cargo de chairman

Com funções em instituições como o MIT, Arthur Levinson assumiu o posto na companhia; "maçã" também nomeou como diretor o atual CEO da Disney

Macworld / Reino Unido

16/11/2011 às 12h17

Foto:

O ex-CEO da empresa de biotecnologia Genentech, Arthur Levinson, é o novo chairman da diretoria da Apple, assumindo o cargo que ficou vago após a morte do fundador e também ex-CEO da empresa, Steve Jobs, no mês passado. A Apple também concedeu um lugar na diretoria para Robert Iger, presidente e CEO da Walt Disney Company.

Levinson tem sido um “diretor e colíder” do conselho da Apple desde 2005 e já atuou em comitês para auditoria e finanças, governança corporativa, e compensação, afirmou a companhia. Ele terá de conciliar seus novos deveres com várias outras responsabilidades. Levinson também é chairman da Genentech, onde foi CEO até 2009. Ele é diretor na Amyris, da NGM Biopharmaceuticals e  do Broad Institute do MIT e da Universidade de Harvard, além de outras empresas.

O presidente da Disney também possui cargo de diretoria junto ao National September 11 Memorial & Museum e no Lincoln Center for the Performing Arts. A Apple tem uma relação próxima com a Disney, que em 2006 comprou a Pixar, empresa que Jobs ajudou a fundar e liderou por um tempo como CEO. O ex-CEO da Apple também atuou na diretoria da Disney.

O cargo de chairman da diretoria da Apple ficou aberto quando Jobs morreu em 5/1,0 após uma batalha contra o câncer. Ele se tornou chairman em agosto deste ano após ter abandonado seu cargo de CEO da empresa.

Vale lembrar que o principal cargo na Apple é o de CEO (Chief Executive Officer), ocupado atualmente por Tim Cook, e que também já foi de Jobs. Já o chairman responde pela presidência do conselho da companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail