Home > Notícias

Apple anuncia Swift, uma nova linguagem de programação para o iOS e OS X

Linguagem é rápida, segura e sem a “bagagem” de linguagens como C e Objective-C

Joab Jackson, PCWorld EUA

02/06/2014 às 19h19

Foto:

A Apple apresentou nesta segunda-feira uma nova linguagem de programação, chamada Swift, para o desenvolvimento de apps e aplicativos para o iOS e OS X.

Swift foi projetada para ser tão intuitiva e fácil de usar quanto linguagens interpretadas populares como Python e Javascript, mantendo o desempenho e flexibilidade de linguagens compiladas como Objective-C e C++.

“Swift é rápida. É moderna. Foi projetada tendo a segurança em mente, e oferece um nível de interatividade e recursos de desenvolvimento que nunca foram vistos na plataforma”, disse o CEO da Apple, Tim Cook, que surpreendeu a platéia ao apresentar a linguagem durante a Worldwide Developers Conference, evento da empresa para desenvolvedores que acontece durante esta semana em San Francisco.

Cook explicou que a Swift foi projetada para eliminar categorias inteiras de erros de programação comuns, e inclui inferência de tipos, múltiplos tipos de retorno, sobrecarga de operadores, gerenciamento automático de memória e outros recursos que economizam tempo e que os desenvolvedores queriam ver em outras linguagens.

Muitos desenvolvedores expressaram alegria ao receber a notícia da nova linguagem. A audiência na WWDC aplaudiu fervorosamente durante a apresentação, e o entusiasmo é compreensível dadas as limitações da linguagem Objective-C, que foi criada na década de 80 e veio à Apple através da NeXT, empresa fundada por Steve Jobs e que foi adquirida pela Apple em 1996.

Embora a Apple tenha feito um trabalho digno de elogios na manutenção da linguagem e seu ecossistema, a Objective-C ainda sofre de complexidade excessiva em muitos casos, notou Al Hilwa, diretor do programa de pesquisas em desenvolvimento de software no IDC. A Objective-C é baseada na linguagem C, que por si só é de difícil domínio. Além disso, a abordagem adotada pela Objective C na passagem de mensagens entre aplicativos e o sistema, ou dentro de um aplicativo, também é difícil de aprender.

Swift tem todo o poder da Objective-C, mas sem a “bagagem do C”, disse Cook à platéia. Ele também mostrou os resultados de alguns testes que mostraram código em Swift rodando muito mais rápido do que em linguagens populares como Python, e pelo menos tão rápido, ou mais rápido, do que em Objective C.

Swift pode ser mais fácil de aprender e de trabalhar, mas os desenvolvedores ainda precisarão de tempo para migrar da Objective C, especulou Hilwa.

A Apple está trabalhando para facilitar a transição. É possível misturar código Swift com código em Objective C, e usar o mesmo módulo de gerenciamento de memória. A nova linguagem também tem acesso às bibliotecas de interface (conhecidas como Cocoa) do OS X e iOS, escritas em Objective C. “Seu código em Swift pode ser usado em conjunto com código em Objective C e C no mesmo aplicativo”, disse Cook.

Apple_Swift-580px
Código em Swift (à esquerda) e seu resultado no "Playground" (à direita)

A Apple também está atualizando seu ambiente de desenvolvimento, o XCode, para incluir um recurso chamado Playground, que permite a um desenvolvedor inspecionar o resultado de seu código à medida em que ele é digitado.

A Swift não parece ser relacionada à uma outra linguagem de mesmo nome, projetada para a criação de scripts que são executados em ambientes de computação paralela.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail