Home > Notícias

Apple apagou tópicos sobre review negativo do iPhone 4

No site da empresa, discussão sobre a análise negativa da Consumer Reports para o smartphone foi bloqueada; não é a primeira vez que prática acontece.

PC World / EUA

13/07/2010 às 15h44

Foto:

A última providência tomada pela Apple para resolver os problemas com a antena do iPhone 4 não é nada admirável, ou eficiente: a empresa deletou de seu fórum tópicos em que se discutia a análise que a Consumer Reports (Relatórios dos Consumidores) fez sobre o smartphone. O veredicto de tal avaliação? “Não recomendamos”.

Por mais que tenham sido apagados, um deles continuou visível a partir de mecanismos de pesquisa. O TUAW, por exemplo, em uma busca feita no Bing, da Microsoft, encontrou-o – há 11 comentários sobre o tema, sendo que o primeiro parecia prever o que aconteceria, pois, logo após postar o link da matéria, adicionou um “leia enquanto ainda pode”.

Às 16h (horário local) desta terça-feira (13/07), dois tópicos sobre este mesmo assunto continuavam acessíveis. Tanto um quanto o outro, além de comentarem sobre a avaliação da Consumer Reports, questionavam a atitude da Apple.

A reportagem do famoso periódico americano foi publicada em seu site na última segunda-feira (12/07). Nele, depois de alguns testes, verificou-se uma significativa perda de sinal ao se segurar o celular certa maneira, de modo a cobrir o lado inferior esquerdo do dispositivo. Assim, a equipe de análise concluiu que, apesar de terem adorado o smartphone, concedendo-lhe a maior nota dentre todos de sua categoria, não poderiam recomendá-lo.

iphone390.jpg

Apple apagou tópicos que discutem review negativo do iPhone 4.

Mas, afinal, por que a Apple resolveu apagar o tópico? Não é uma ação arriscada? Uma explicação possível seria as próprias regras de utilização do fórum. Segundo os termos de serviço, comentários sobre “questões não técnicas” ou “discussões sobre as políticas ou procedimentos da Apple ou especulações obre suas decisões” não são permitidos.

Ainda assim, tal qual a App Store e os programas que são aceitos ou não para fazerem parte da loja, o fórum também abriga contradições e exceções. Há sugestões de como a empresa deveria resolver os problemas com a antena (“discussões sobre procedimentos da Apple”) e um debate em que se discute qual é o melhor entre o iPhone 4 e o HTC EVo 4G (“questões não técnicas”).

A Apple também já foi criticada por apagar até mesmo tópicos técnicos. Em 2007, por exemplo, a companhia deletou discussões sobre as falhas das telas do iMac, além de ter bloqueado postagens posteriores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail