Home > Notícias

Apple aprova app que permite compartilhar arquivos pirateados

IS Drive é um software de BitTorrent que pode ser utilizado para baixar vídeos e músicas; desenvolvedor omitiu o termo Torrent na descrição

Macworld/EUA

04/10/2010 às 10h39

Foto:

A Apple aprovou um aplicativo para iPhone capaz de gerenciar downloads de BitTorrent.  Para quem ainda não conhece, o BitTorrent é um aplicativo gratuito para compartilhamento de arquivos que permite distribuir em larga escala softwares e arquivos de mídia. Embora tenha usos legítimos, ele também pode ser usado para disseminar arquivos pirateados.

O software para iPhone, o IS Drive, permite aos usuários checar e gerenciar downloads do ImageShack.us, que oferece hosting e compartilhamento de fotos, além de um serviço pago de download de BitTorrent.

Segundo o blog TorrentFreak, dedicado a notícias sobre o BitTorrent, o IS Drive pode ter sido aprovado pelos “selecionadores” da Apple simplesmente pelo fato de não ter usado o termo BitTorrent na sua descrição.

O aplicativo antes se chamava Jack Torrents e estava disponível na loja alternativa de softwares Cydia, destinada a usuários de iPhone com jailbreak (desbloqueio para uso de programas não autorizados pela Apple).

De acordo com o desenvolvedor por trás do IS Drive, Derek Kepner, o software não foi desenvolvido para violar as leis. “Mas se alguém está determinado a fazer isso, o que eu e Apple podemos fazer? Eles também podem infringir a lei usando o Safari, certo?” Kepner confirma que tomou cuidado com a palavras. “Não usei o termo torrent”, explica.

O IS Drive custa 4,99 dólares e pede iOS 4.0 ou superior, além de assinatura do serviço ImageShack. Resta saber por quanto tempo ele estará disponível...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail