Home > Notícias

Apple bane mais de mil aplicativos para iPhone de sua loja

Reviews falsos, com notas forjadas, levaram a empresa a retirar os softwares da empresa chinesa Molinker da App Store

PC World/EUA

08/12/2009 às 15h51

Foto:

A Apple removeu mais de mil aplicativos da desenvolvedora chinesa para iPhone Molinker Inc. Acusada de infringir o sistema de avaliações da App Store, seus aplicativos ganhavam notas máximas e opiniões favoráveis.

A denúncia teria vindo de um usuário da loja de aplicativos da Apple, identificado pelas iniciais SCW, que estranhou ao observar que a maioria dos aplicativos da Molinker, além de ganharam nota máxima, vinham com opiniões escritas em inglês incorreto. Segundo o site iPhoneography, SCW enviou uma carta ao vice-presidente da Apple, Phil Schiller, para comunicá-lo sobre o caso.

Na carta, SCW diz que das 44 análises do aplicativo NightCam Pro, somente duas pareciam ser reais, dando ao programa nota mínima. O restante deu a ele cinco estrelas.

Em resposta, Schiller removeu todos os aplicativos citados da App Store, bem como seus comentários e avaliações. Já a empresa Molinker disse desconhecer o assunto e que somente recebeu uma carta da Apple no dia 6/12 dizendo que o status dos apps foi alterado "pendente".

Esses aplicativos não devem ser os únicos com cinco estrelas falsas na App Store, pois representam apenas 1% de toda a loja. Mas o fato deve servir de alerta para os usuários que se baseiam nas avaliações da App Store antes de comprar um aplicativo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail