Home > Notícias

Apple bloqueia Opera na App Store

Apple impede a venda do browser em sua loja de aplicativos por competir com seu próprio software, o Safari.

Macworld/Reino Unido

03/11/2008 às 9h39

Foto:

A Apple bloqueou o navegador Opera para download na App Store, com a intenção de evitar que usuários de iPhone utilizem o software, de acordo com o New York Times.

O Opera é o browser que detém um mercado relativamente pequeno nos computadores desktop, no entanto, é encontrado com freqüência em celulares e smartphones.

De acordo com o jornal, as fabricantes de celulares tipicamente pagam entre 5 centavos de dólar e 1 dólar aos desenvolvedores do Opera para executar o software em seus aparelhos. E a Opera iria oferecer o seu navegador na versão Opera Mini via App Store.

Jon Stephenson Von Tetzchner, co-fundador e diretor executivo da Opera, disse ao New York Times que a Apple não permitiu o lançamento pois o navegador iria competir com o browser Safari, da Apple.

A Opera possui dois browsers para celulares, um que detém todas as funções do browser - chamado de Opera Mobile - e outro mais “leve”, batizado de Opera Mini, uma versão mais simplificada.

As regras originais de bloqueio de aplicativos da Apple estavam restritas a conteúdos pornográficos e maliciosos e agora foi “ampliada” a aplicativos que competem com seu próprio software.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail