Home > Notícias

Apple “censura” termo jailbreak na iTunes Store

Em buscas pela loja online dos EUA, palavra aparece riscada em títulos de músicas, apps e programas de TV; site sugere que problema pode ser apenas erro de classificação

Da Redação

17/05/2012 às 15h39

Foto:

A Apple aparentemente está censurando o tão temido termo jailbreak em sua iTunes Store. Em uma busca pela palavra na loja online dos EUA, o usuário encontra diversos itens com a palavra riscada: “J*******k” em vez de “jailbreak”. Entre os itens “censurados”, temos músicas de artistas como Thin Lizzy e Gossip,  aplicativos com o termo no título e até episódios de seriados de TV.

Curiosamente, o problema só foi visto na iTunes Store norte-americana. Em testes rápidos com a versão brasileira da loja, Macworld Brasil não conseguiu reproduzir a “censura”. E o bloqueio aconteceu apenas ao se realizar a busca exclusiva pelo termo “jailbreak”, ao tentar encontrar “AC/DC jailbreak”, os resultados apareceram na íntegra.

Também vale notar que o bloqueio do termo acontece apenas na listagem geral. Ao clicar na música ou app em questão, o mesmo abre mostrando a palavra “jailbreak” de forma normal e na íntegra.

jalbreakitunes01.jpg

Mesmo sendo considerado um processo legal pelo governo dos EUA, o jailbreak ainda sofre resistência pública por parte da Apple, que é contra a prática do desbloqueio do aparelho iOS para rodar apps e tweaks não permitidos pela empresa. 

No entanto, como aponta o Next Web, essa “censura” pode tratar-se na verdade de um simples erro causado pelo sistema de classificação da empresa. Até o momento, a Apple não se pronunciou sobre o assunto.

jailbreakitunes02.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail