Home > Notícias

Apple coloca Samsung “para escanteio” em produção de chip do iPhone

Segundo Korea Times e Next Web, empresa sul-coreana agora só cuida da fabricação dos processadores de aparelhos iOS. Plano seria abandonar Samsung em alguns anos.

IDG News Service / EUA

16/10/2012 às 11h18

Foto:

A Apple não quer mais a ajuda da Samsung para desenvolver seus chips da linha A que estão presentes no iPhone, iPad e iPod Touch. As informações são do jornal sul-coreana Korea Times, que conversou com um alto-executivo da Samsung que não se identificou.

A notícia não é surpreendente em razão das batalhas judiciais recentes por patentes entre as rivais, e pelo fato de que o novo chip A6, do iPhone 5, é desenvolvido pela Apple e apenas montado na linha de produção da Samsung.

Um executivo da Samsung, que não quis se identificar, confirmou isso ao dizer que “o acordo da Samsung com a Apple é limitado a produção dos processadores A6. A Apple cuida de todo o design e nós estamos apenas produzindo os chips”, segundo informações do The Next Web.

De acordo com o site, outro executivo da empresa sul coreana afirmou que “existem três tipos de clientes de chips. Alguns querem que nós cuidemos de tudo desde o design, arquitetura e produção do chip. Outros querem apenas a parte do design e fabricação. E o terceiro tipo só quer que fabriquemos os chips. A Apple agora faz parte desse terceiro tipo”.

iphone5a601.png

Há alguns dias, o jornal norte-americano Wall Street Journal informou que a Apple contratou o engenheiro chefe e vice-presidente da área de chips da Samsung, Jim Mergard. “A contratação de alguém importante como Mergard diretamente de uma grande rival sem dúvidas aumenta a tensão dos dois lados. A Apple quer internalizar seu gerenciamento, até para processadores de aplicativos, e diminuir sua dependência em relação a Samsung para esses chips lógicos”, completou a fonte citada acima.

Apple dispensando Samsung?

A Apple estaria planejando levar toda a sua produção para longe da Samsung, em meio a rumores de que gostaria que a Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) produza a próxima geração de processadores da linha A usando sua tecnologia de 20 nanômetros.

Analistas da consultoria Citigroup Global Markets acreditam que essa mudança deve acontecer nos próximos anos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail